
As transmissões online, cada vez mais populares em plataformas digitais, deixaram de ser apenas entretenimento e se consolidaram como um recurso estratégico para marcas e profissionais de marketing. Reunindo grandes públicos em tempo real, de forma espontânea e interativa, elas representam um novo modelo de consumo de conteúdo, e também uma fonte de aprendizado para estudantes da área.
De acordo com a docente do curso Técnico em Marketing do Senac Santa Maria, Aline Mendonça, atualmente as transmissões são extremamente relevantes e estratégicas tendo em vista o impacto que causam. “O fortalecimento desta nova forma de consumo impacta o jogo do marketing, pois as marcas não precisam apenas da TV ou mídia tradicional para chegarem no seu público”, aponta.
Na visão da especialista, três características principais sustentam o crescimento desse formato:
· Interatividade - Alta capacidade de interação do público tira a audiência “do sofá” e leva para dentro do conteúdo por meio dos comentários, curtidas e compartilhamentos.
· Proximidade - Apresentadores e comentaristas se tornam figuras representativas, gerando identificação com o público.
· Sentimento de comunidade - Cada vez mais explorado no marketing, desperta a sensação de pertencimento e faz a audiência participar ativamente da transmissão e do processo de disseminação do canal.
Para quem está em formação em Marketing, o modelo das transmissões online oferece múltiplas possibilidades de análise. “É possível trabalhar em sala de aula com estudos de caso, explorar conceitos como audiência, engajamento, comunidade, pertencimento e influência. Também cabe a reflexão sobre o posicionamento das marcas em relação aos programas patrocinados, público-alvo e discurso”, explica Aline.
Além disso, ela diz que aspectos como comportamento da audiência, retenção de público, monetização e estratégias de engajamento permitem que os estudantes entendam, de maneira prática, conceitos discutidos na teoria.
Segundo a educadora, analisar transmissões online também ajuda os futuros profissionais a lidarem com a velocidade e a imprevisibilidade do ambiente digital. “Mais do que entender métricas e dados, é possível compreender o comportamento do consumidor conectado e desenvolver campanhas assertivas. É uma preparação prática para um mercado cada vez mais exigente de agilidade, criatividade e capacidade analítica”, pontua.
E, quando associada a um olhar crítico, essa análise pode ser motor de inovação. “A criticidade é essencial para os profissionais entenderem a fundo o público e criar soluções novas, adaptadas a cada objetivo, sem fórmulas mágicas. Quanto mais autêntico, melhor”, conclui.
Para saber mais sobre o curso Técnico em Marketing do Senac Santa Maria, os interessados podem acessar o site da escola ou comparecer na unidade, localizada na Rua Professor Braga, 60, no bairro Centro. Mais informações pelo telefone (55) 2018-1260.