
Celebrado em 30 de setembro, o Dia da Secretária reconhece a importância de um profissional que vai além da organização de agendas. Responsáveis por coordenar fluxos de informação, agendar compromissos, recepcionar e orientar pessoas e organizar documentos, secretárias e secretários contribuem diretamente para a produtividade e o funcionamento das empresas.
A forma de desempenhar essas atividades, no entanto, não é a mesma de alguns anos atrás. A incorporação de ferramentas digitais transformou a rotina do secretariado. Sistemas de gestão, plataformas de reuniões online, agendas compartilhadas e aplicativos de mensagens passaram a fazer parte do trabalho diário, conforme explica a docente do curso Técnico em Secretariado do Senac EAD no polo do Senac Bento Gonçalves, Renata Beltrão Nunes.
Segundo ela, essas mudanças passaram a exigir novas competências. “É preciso ter conhecimento avançado do pacote Office ou equivalente, saber usar agendas e plataformas digitais para reuniões, ter habilidade de escrever e-mails e usar aplicativos de mensagens, compreender como configurar sistemas e saber gerar ou interpretar relatórios com o apoio da IA. Além disso, deve se atentar a segurança de informações”, aponta.
Na prática, quem atua diariamente também sente os efeitos dessa transformação. Trabalhando no ramo desde 2010, a secretária do Senac Bento Gonçalves, Tatiani Guizolfi da Silva, conta que a evolução da profissão trouxe mais agilidade ao trabalho e que a tecnologia auxilia muito na organização diária.
Ela destaca que utiliza com mais frequência a digitalização de documentos, aplicativos de mensagens rápidas e inteligência artificial para monitoramento de datas. “Todos os processos seguem exigindo cuidado, mas a comunicação mais ágil proporcionada por essas ferramentas é o que mais facilita para resolver pendências”, afirma.
A docente Renata ressalta que a tecnologia também libera os profissionais para tarefas mais estratégicas. “A automação de tarefas repetitivas e burocráticas permite que o secretário atue em áreas mais estratégicas, contribuindo diretamente para o fluxo eficiente de informações”, explica.
Quanto à formação técnica, a professora diz que o curso do Senac vem se adaptando às mudanças tecnológicas e à digitalização do mercado, buscando preparar os alunos para um ambiente profissional mais ágil. “Por meio da atualização do conteúdo curricular, desenvolvimento das competências técnicas e da oferta de exercícios que simulam rotinas corporativas reais, permitimos ao aluno aplicar tecnologias e processos automatizados no dia a dia”, descreve.
E para quem tem interesse em se profissionalizar na área, o Senac Bento Gonçalves está com inscrições abertas para o curso Técnico em Secretariado EAD. Mais informações podem ser obtidas pelo site ou na escola, localizada na rua Silva Paes, 415, no bairro Cidade Alta.