
O Instituto Caldeira, em Porto Alegre, foi o destino final do evento itinerante Moda em Movimento, promovido pelo Senac-RS. A última noite da ação, realizada nesta sexta-feira, 22, foi marcada por um desfile com criações de alunos da instituição e talks com os estilistas Ozenir Ancelmo e Jum Nakao.
A iniciativa já havia desembarcado em Novo Hamburgo, no dia 20, e em Canoas, no dia 21 - reunindo estudantes, docentes, profissionais do setor e marcas locais em atividades práticas e bate-papos com grandes nomes do mercado. No total, cerca de 300 pessoas marcaram presença nos três dias de evento.
Etapa Porto Alegre
De quarta a sexta-feira, alunos do Senac Novo Hamburgo, Senac Canoas e UniSenac - campus Porto Alegre tiveram a oportunidade de participar de um workshop sobre modelagem criativa com a estilista Ozenir Ancelmo. O resultado dessas oficinas, ocorridas durante as tardes, nas dependências das escolas e campus, pode ser conferido em um desfile realizado no Espaço Caldeira. No total, 29 criações foram apresentadas.
Ozenir, profissional com mais de trinta anos de experiência no mundo da Moda, abriu os talks da noite destacando como se deu o processo criativo por trás do workshop: "os alunos começaram a criar a partir de estímulos que fui dando, o modelo foi surgindo de maneira bem livre e autoral". De acordo com ela, o resultado final foi gratificante, "pude ver no rosto deles a emoção, ficaram muito orgulhosos do trabalho que trazemos para a passarela hoje".
Para encerrar a noite, o estilista Jum Nakao falou sobre “Autoralidade e criação de valor em Produtos de Moda”. O designer, conhecido pelo icônico “Desfile do Papel”, no qual as criações feitas todas em papel, foram rasgadas ao final, como forma de protesto à efemeridade da moda e ao consumo desenfreado do fast fashion, relembrou que, na ocasião, foram mais de 700 horas de trabalho destruído em segundos.
Ele se emocionou ao recordar quando uma profissional responsável pela limpeza do local do desfile, lhe abraçou segurando um pedaço de papel de uma das criações e disse "acho que entendi a intenção: o que importa é o que está por dentro, o que é invisível, né?". Após esse diálogo, ele decidiu trocar o nome do projeto, originalmente chamado de "Desejos", para "A costura do invisível".
Jum ainda abordou uma ação que desenvolveu em parceria com o Senac Goiás, na qual utilizou apenas matéria-prima do cerrado para compor suas obras. A iniciativa contou com a participação de alunos e artesãs locais e teve como desfecho doze looks inspirados nos signos do zodíaco que foram retratados em um fashion filme, pela Vogue. Michelle Celestino, consultora de imagem do projeto, complementou a apresentação explicando como a beleza (maquiagem e cabelo) das modelos foi pensada. Segundo ela, as produções tomaram como base as características dos signos, como touro que misturou a força do animal e a expressão da toureira, por exemplo.
Para fechar, o Jum Nakao também trouxe sua visão sobre no que consiste o processo criativo e como ele exige deslumbramento, encantamento, paixão e amor. "É você compartilhar com as pessoas aquilo que só você percebeu... Fazer com que as pessoas vejam isso também", resumiu.
Moda & Solidariedade
Além das atividades, o evento também promoveu uma ação solidária por meio da qual o público pode doar materiais de armarinho, que serão destinados a projetos sociais e de capacitação. A arrecadação aconteceu nos locais das atividades, e contou com a parceria do Projeto Envolva-se, do Sesc-RS.