
Mais do que a simples transmissão de conteúdo, a educação transformadora parte do princípio de que o estudante não é um receptor passivo, mas um protagonista ativo na construção do conhecimento. É assim que a reitora do UniSenac-RS, Lianamar da Silveira Rosa, define o papel do ensino quando se propõe a gerar impacto real na vida das pessoas e na sociedade.
Para a reitora, não é raro ouvir elogios a um professor por sua capacidade de “transmitir conhecimento”, porém falar sobre educação transformadora é contrariar essa concepção do aprendiz como um sujeito receptor. "O aluno é um ator que ocupa um papel de protagonista em um processo de construção do conhecimento, por meio do qual ocorre uma mudança na perspectiva humana de como enxergar as informações, relacionando-as com o contexto e com a aplicação prática", explica.
A educação transformadora busca despertar a potencialidade de cada indivíduo, promover o autoconhecimento e o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais. "Somente pessoas capazes de aplicar o conhecimento técnico a partir de uma visão crítica, consciente e ética impactam positivamente nossa sociedade. É a educação que transforma a visão de mundo do sujeito e o sujeito transforma a sociedade", comenta.
No contexto do ensino superior, vivenciado na fase adulta, a reitora destaca que quanto mais a escolha pelo curso e pela instituição de ensino for uma decisão consciente e responsável, maior será o aproveitamento dessa experiência: "A graduação deve ser uma oportunidade para o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais. No UniSenac – campus Porto Alegre, aplicamos esse conceito através de metologias baseadas em projetos, sendo as aulas espaços de diálogo, mediadas por professores com experiência acadêmica e vivência de mercado".
A reitora ainda explica que, no campus, a formação integral dos estudantes é assegurada, primeiramente, através dos currículos dos cursos - projetados para o desenvolvimento de competências. Ou seja, além do conhecimento teórico, o aluno aprende na prática, com responsabilidade: "a proximidade com instituições e empresas e a promoção de práticas por times são fundamentais para o UniSenac entregar sua proposta de valor que é 'aprender fazendo muda tudo'".
Durante as formações do Centro Universitário, os estudantes participam de projetos de extensão, atuam em eventos, interagem com profissionais de sucesso e desenvolvem iniciativas com impacto social. "Cabe ainda ressaltar o importante papel do Programa chamado Hub de Talentos, que faz a conexão entre os alunos e as empresas com orientação e preparação. Afinal, o objetivo é que a educação seja um caminho para a realização pessoal do indivíduo, dentro de um projeto de vida", conclui.
Entre as mudanças proporcionadas na vida dos alunos, a reitora destaca casos de estudantes que viveram viradas de área de atuação profissional, conquistaram vagas de estágio fora do Brasil e descobriram no empreendedorismo uma forma de ascensão profissional. Com uma metodologia voltada à prática profissional, professores experientes e forte conexão com o setor produtivo, a instituição reafirma seu protagonismo no cenário educacional, contribuindo para a formação de profissionais alinhados às exigências e transformações do mundo do trabalho.