
O espaço do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac no Pelotas Parque Tecnológico recebeu a aula inaugural de mais uma edição do Ilê Tech, projeto do UniSenac – Campus Pelotas, no dia 28 de abril. Desenvolvido em parceria com o Instituto Acredite, a iniciativa oferece vagas gratuitas em cursos de TI para pessoas pretas e pardas.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a vice-prefeita de Pelotas, Daniela Brizolara, o diretor do Instituto Acredite, Jorge Terra e a presidente do Instituto Acredite, Denise Silva. Os participantes conduziram uma fala sobre a temática "Educação Transformadora: inserção de pessoas pretas e pardas na área da tecnologia". Na ocasião, ainda foi realizada uma exposição de quadros denominada “Enciclopédia Negra”.
O objetivo da iniciativa, criada em 2022, é complementar a formação técnica em TI, educando pessoas e profissionais para as relações étnico-raciais com o propósito de reduzir as desigualdades e o racismo, e contribuir para a promoção de ambientes de trabalho antirracistas nas empresas.
Para participar do Ilê Tech é necessário ter ensino médio em andamento ou completo, idade mínima de 16 anos e possuir renda familiar per capita de até 2 salários-mínimos. As vagas são exclusivas para pessoas pretas e pardas. No curso, os alunos contam com a seguinte trilha de aprendizagem: Lógica de Programação (60h), Desenvolvimento Web - Front End (114h), Fenômenos Raciais e Inclusão Étnico-Racial (18h) e Empreendedorismo e Inovação de Modelos de Negócios (18h).
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3225-6918 ou presencialmente no UniSenac – Campus Pelotas, localizado na rua Gonçalves Chaves, 602, no bairro Centro.