
O Carnaval é uma das festas mais aguardadas do ano, quando as ruas se enchem de cores, música e diversão. Marcada por brilho, expressão e muita energia, a festa popular também apresenta um desafio: encarar as altas temperaturas, que neste ano devem ser ainda mais intensas devido a uma nova onda de calor no estado. Para garantir que a folia seja inesquecível e sem imprevistos, a preparação antecipada é fundamental. Por isso, especialistas em beleza, moda e saúde do Senac Novo Hamburgo trazem dicas essenciais para garantir o bem-estar, criar looks vibrantes e fazer a maquiagem durar.
Maquiagem duradoura
A maquiagem no Carnaval vai além da estética, sendo uma das principais formas de expressão ao lado da fantasia. De acordo com a docente dos cursos de beleza, Camila Tondo, para que a produção resista ao calor intenso e à agitação da festa é necessário apostar em produtos de alta fixação. “O mercado brasileiro de cosméticos evoluiu significativamente, e hoje muitas lojas oferecem blindagens que podem ser aplicadas antes da base ou misturadas a ela para aumentar a durabilidade. As brumas também desempenham um papel importante na fixação”, aponta.
A professora destaca ainda que, antes da maquiagem, é essencial higienizar, hidratar e proteger a pele com produtos adequados sem esquecer do filtro solar, garantindo maior fixação dos produtos. Ela também indica a utilização de acabamentos matte.
Quanto à aplicação de glitter, Camila ressalta a importância de optar por brilhos que sejam dermatológica e oftalmologicamente testados, evitando qualquer tipo de alergia. “Para utilizá-los, podemos fixar com cola de glitter, específica para maquiagem ou cola para cílios”, orienta.
Moda: combinando estilo e conforto
Além da maquiagem, a escolha do look certo também influencia no bem-estar e no aproveitamento da festa. Seja nas fantasias, acessórios ou nos abadás customizados, as vestimentas são uma maneira de mostrar personalidade, cultura e até mesmo opiniões.
Conforme a coordenadora da área de Moda do Senac Novo Hamburgo, Natálya Duhart Figueiredo, as tendências que devem aparecer nas composições deste ano incluem miçangas, bodychain (correntes corporais), maiôs, hot pants e laços. Além disso, o "Mix&Match" — mistura de cores, texturas e estampas — promete ser a grande estrela da temporada.
No entanto, além do estilo, o conforto deve ser prioridade. A docente comenta que tecidos leves e frescos, como algodão e viscose, são ideais para enfrentar o calor. “Já para peças mais justas, os ideais são Lycra e Suplex, que trazem alta elasticidade, proporcionando boa sustentação e conforto”, pontua.
Outro fator importante são os calçados. Para quem vai passar horas pulando e dançando, Natálya recomenda escolher um tênis confortável, que já tenha sido usado várias vezes, evitando o risco de machucados.
Saúde: aproveite com segurança
Para aproveitar o Carnaval sem contratempos, é essencial adotar medidas de cuidado com a saúde. Segundo a enfermeira e docente do Senac Novo Hamburgo, Carol Piumato, longos períodos de exposição ao sol, consumo de álcool excessivo e alimentação inadequada podem resultar em desidratação, insolação e intoxicação alimentar. Para evitar esses transtornos, ela salienta alguns cuidados:
- Hidratação: durante o Carnaval, a recomendação de ingestão de água deve ser maior do que em dias normais. Isotônicos e água de coco também são boas opções para auxiliar na hidratação.
- Proteção solar: o protetor solar deve ser reaplicado a cada 2 horas. O ideal é utilizar fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 30 e complementar a proteção com chapéus, óculos de sol e roupas leves.
- Higiene: aglomerações favorecem a disseminação de vírus e bactérias. Para se proteger, é fundamental lavar as mãos ou utilizar álcool em gel sempre que possível. Não compartilhe copos e garrafas.
- Alimentação: evite consumir alimentos que não estejam bem armazenados ou acondicionados. Prefira produtos feitos na hora.
Além destes cuidados, a enfermeira expressa que a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) também deve ser uma prioridade no Carnaval. “O uso do preservativo é fundamental para prevenir ISTs e gravidez indesejada. Durante o Carnaval, a disponibilização gratuita de preservativos em pontos estratégicos é uma medida importante. Além disso, é fundamental reforçar que usar camisinha é um ato de cuidado consigo mesmo e com o(a) parceiro(a), e que sua distribuição gratuita está disponível em postos de saúde”, expõe.
?
Com essas dicas em mãos, agora é só escolher o look, preparar a make e aproveitar a festa do início ao fim!