No universo das redes sociais, a atenção do público é disputada a cada segundo. Por isso, o impacto visual de imagens se tornou uma estratégia fundamental para as empresas e influenciadores. Além de contribuir para a estética de um perfil, sendo profissional ou não, boas fotografias aumentam a relevância do conteúdo, resultam em mais engajamento e impulsionam as postagens.
Segundo Luana Johner, orientadora de educação profissional do Senac Lajeado, um dos principais impactos é a transmissão de credibilidade e profissionalismo aos seguidores. Quando uma marca estabelece uma identidade visual definida e utiliza fotografias de qualidade para demonstrar seus produtos ou serviços, especialmente em situações onde são utilizados por pessoas, cria-se uma conexão com os usuários. “Pessoas conectam-se com pessoas, portanto, é importante ter originalidade em seus trabalhos, conhecendo também o interesse do seu público para captar sua atenção. Os usuários podem se identificar através de fatores como a relevância que a imagem traz, alguma emoção que sentiram ou até mesmo pela curiosidade” afirma.
Atrelado a isso, a orientadora enfatiza a importância de cativar e conquistar o público, seja para consumir ou acompanhar um influenciador. Nesse contexto, as fotografias são estratégicas no ambiente digital. Imagens de alta qualidade não apenas chamam atenção, mas também exercem um papel fundamental no engajamento, fator indispensável para aumentar a relevância de perfis. “As fotografias têm o poder de atrair, engajar e converter o público que se identifica com aquela empresa, levando-o ao consumo do conteúdo e interações com o perfil”, ressalta.
Também é destacado que além de promover maior engajamento com as postagens, as imagens também são uma ferramenta para alavancar vendas, uma vez que ajudam a transmitir profissionalismo, confiança e autenticidade, atributos que influenciam diretamente na decisão de compra de um consumidor, principalmente para lojas on-line ou e-commerce.
A importância de técnicas fotográficas
De acordo com a orientadora, para aumentar o alcance na internet, as fotos precisam ter uma boa qualidade, foco e direcionamento do que querem passar para o público alvo. Fotos atraentes fazem o público ter mais interação e podem ser obtidas através de estudos. “Dentre as técnicas de fotografia e edição que facilitam o alcance nas redes sociais estão a boa iluminação do ambiente, o enquadramento e composição dos elementos, ângulo da imagem, remoção de distrações e correção de cores”, conclui.
Inscrições abertas para o curso de Fotografia Digital para Mídias Sociais
O Senac Lajeado está com inscrições abertas para o curso Fotografia Digital para Mídias Sociais. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site. No link, os interessados têm acesso ao conteúdo programático e à metodologia de ensino. Mais informações podem ser obtidas na unidade, que fica localizada na Avenida Senador Alberto Pasqualini, 421, no bairro Americano ou pelo número (51) 9 9202-5169.