Depois de passar pela seleção escolar, as alunas Luani Martins, Steffany Brito, Lavínia Terra, Maria Eduarda Guerreiro da Silveira e Bruna de Souza Silva do Senac Canoas garantiram vaga para representar a escola na etapa regional das Competições Senac de Educação Profissional, nas ocupações Cabeleireiro, Cuidados de Saúde e Apoio Social e Estética e Bem-Estar. A regional acontecerá entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, nas escolas Senac em Rio Grande e Pelotas, e contará com a participação de alunos de outras escolas Senac do Estado.
Luani tem 18 anos, é natural de Porto Alegre e faz o curso de Cabeleireiro Intensivo desde abril deste ano. A competidora conta que os treinamentos específicos para a competição são organizados de forma a se adequarem à agenda das duas competidoras, incluindo Steffany, que também participa, e da professora, que administra um salão. “Normalmente são dois dias da semana pela tarde e já ficamos para a aula de noite. Nós vemos teorias e comportamentos ideais para a competição, como o tempo, organização, técnicas... Tudo pensado nas nossas necessidades antes da Competição”, explica.
A aluna também destaca que nem imaginava o quão grande era essa Competição. “Com o tempo eu me apeguei mais ao curso e tendo contato com ex-competidores e os profissionais treinadores eu percebi que a Competição pode mudar minha vida e me tornar uma profissional cada vez mais capacitada, além de representar minha cidade e meu estado da melhor forma possível".
Maria Eduarda é a representante da ocupação Estética e Bem-Estar. A aluna tem 18 anos e nasceu na capital gaúcha. Começou no Senac Canoas fazendo o curso de Maquiador com duração de 2 meses que já concluiu e agora está fazendo o curso de Técnicas de Depilação Facial e Corporal. Treina três dias por semana e decidiu participar das Competições porque vê como uma grande oportunidade de crescimento pessoal e profissional. “Participar para mim significa muito, visto que é um projeto que muda vidas”, afirma.
Steffany vai competidor na ocupação Cabeleireiro. Aos 16 anos, a canoense está há 4 meses fazendo o curso de Cabeleireiro. Treina dois dias na semana por três horas. “Decidi participar das Competições porque é um bom aprendizado. Para mim, é uma ótima oportunidade", destaca.
Competidora na ocupação Estética e Bem-Estar, Lavínia tem 16 anos e nasceu em Florianópolis, Santa Catarina. Fez o curso de Maquiador com carga horária de 160 horas no Senac Canoas. No momento, está treinando três vezes na semana com 3h de treino por dia. “Já que estamos nos momentos finais antes da competição, intensificamos nosso treinamento”, disse. “Eu decidi participar das Competições porque amo a área da Estética, gosto de cuidar das pessoas e realçar a beleza de cada um. Hoje significa muito para mim estar competindo e me profissionalizando na área, quero muito conseguir ganhar e fazer muitas pessoas felizes realçando ainda mais sua beleza”, enfatiza.
Bruna, a competidora na ocupação Cuidados em Saúde e Apoio Social tem 18 anos e é natural de Porto Alegre. Cursa Técnico em Enfermagem desde março deste ano e treina de segunda a sexta-feira por duas horas e meia. “Eu decidi participar das competições por diversas razões: para desafiar meu conhecimento; para ficar no currículo; ver até onde eu posso chegar; e aprender e aproveitar o máximo que der essa oportunidade única”, diz.
Vale destacar que as Competições Senac de Educação Profissional são realizadas desde 2016. As provas ocorrem a nível escolar, regional e nacional e reúnem estudantes que disputam em seis ocupações profissionais: Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Estética e Bem-Estar e Recepção de Hotel. Os vencedores da etapa nacional das Competições disputam a WorldSkills – a maior competição de educação profissional do mundo, que acontece a cada dois anos, em um país diferente. O próximo evento da etapa mundial será em Shanghai, na China, em 2026.