Instituída através da Lei 14.448/2022, a campanha Agosto Lilás tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância de enfrentar, prevenir e denunciar todas as formas de violência contra a mulher. A escolha do mês se dá em homenagem à Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, um marco na proteção dos direitos das mulheres no Brasil.
Nesse contexto, enquanto a população é chamada a se conscientizar, os profissionais de saúde desempenham uma função vital na identificação, suporte e encaminhamento das vítimas. De acordo com a enfermeira e coordenadora dos cursos da área da saúde do Senac Santana do Livramento, Aurélia Ribas, “quem atua no setor pode e deve - além de respeitar - acolher a mulher em todas as suas particularidades com empatia, respeito e humanização”.
Ela explica que existem diversos tipos de violência contra a mulher, como sexual, patrimonial, moral, psicológica, física e obstétrica, além do assédio profissional, e aponta que é necessário que o profissional de saúde saiba “para quais serviços encaminhar a vítima, como acompanhar o desfecho do caso e de que forma prestar o suporte posterior a violência”.
Quanto aos protocolos específicos que os profissionais de enfermagem devem seguir ao suspeitar de casos de violência contra a mulher, Aurélia afirma que “existe um trabalho em rede com órgãos de apoio, como o Centro de Referência da Mulher e a Patrulha Maria da Penha, que recebem essas mulheres e as encorajam para tomar as providências cabíveis”.
Conforme a educadora, os estudantes do curso Técnico em Enfermagem são preparados através de uma formação que integra conhecimentos teóricos e práticos para identificar sinais de abuso, compreender as dinâmicas da violência de gênero e oferecer o acolhimento adequado. A capacitação inclui a participação em campanhas educativas, palestras e projetos de extensão, que os desenvolvem para atuar como agentes de mudança na sociedade.
E para quem tem interesse em se profissionalizar e atuar na saúde, o Senac Santana do Livramento oferece o curso Técnico em Enfermagem. Para saber mais, acesse o site da escola ou entre em contato pelo telefone (55) 3244-4253 ou pelo WhatsApp (55) 99113-4076. A escola fica localizada na rua Duque de Caxias, 2049, no bairro Centro.
Agosto Lilás: o papel dos profissionais da saúde no combate à violência contra a mulher
21/08/24
Saúde
Tags: