A computação em nuvem ou Cloud computing envolve o conceito de plataformas e softwares que permitem que a programação seja feita de forma totalmente digital. De acordo com o NIST (Instituto Nacional de Padrões e Tecnologias), a computação em nuvem disponibiliza o acesso por rede de forma expandida, ou seja, uma rede que está presente em todos os lugares.
Essa modalidade oferece diversas vantagens para profissionais da área da tecnologia, conforme destaca a coordenadora dos cursos de Informática do Senac Gravataí, Carina Zen. “Com a computação em nuvem, o profissional tem mais acesso às tecnologias e ganha a possibilidade de realizar o backup de dados, atualizações automáticas de softwares e ainda consegue colaborar com profissionais de qualquer lugar do mundo, através de dados armazenados na nuvem”, informa
Ela também promove benefícios para as organizações: “nas empresas, essa tecnologia permite uma escala mais flexível de recursos de computação de acordo com as demandas. Além disso, permite inovação e segurança aprimorada dos dados - que não serão facilmente perdidos por estarem salvos na nuvem”, afirma Carina.
Capacitações no ramo
Para quem possui interesse na área da TI, a docente destaca o curso Técnico em Informática. O profissional capacitado por ele pode atuar em múltiplas frentes, como no suporte técnico, manutenção de hardware e periféricos, pesquisa e/ou desenvolvimento tecnológico, informática biomédica, administração de redes de computadores e até análise de sistemas. “O técnico em informática pode utilizar a computação em nuvem para o armazenamento de recursos e dados dos sistemas de computadores”, explica a especialista.
O curso Técnico em Informática do Senac Gravataí inicia no dia 10 de junho e as aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do Senac Gravataí ou comparecerem presencialmente na escola, localizada na avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, 480 – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3822-3200 ou ainda pelo WhatsApp (51) 99124-7783.