
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) apontou que, no último trimestre de 2023, entre as mulheres foi registrada uma taxa de desemprego de 9,2%, enquanto entre os homens o índice foi de 6%. E quando se trata de mulheres em vulnerabilidade social, esse número é ainda maior. Para incentivar estratégias que invertam esse cenário, o Senac Viamão está com inscrições abertas para a 2ª edição do VemSer. O programa de capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade social é realizado em parceria com a Prefeitura de Viamão, Centro de Referência à Mulher (CRM) Viamão, Coordenadora Municipal da Mulher e Rotary Club. As inscrições vão até o dia 1º de abril e podem ser feitas diretamente na prefeitura, CRM ou Rotary Club.
O intuito do projeto é utilizar o Programa Senac de Gratuidade (PSG) para beneficiar mulheres que precisam conquistar espaço no mercado de trabalho. A edição oferecerá o curso de Cabeleireiro Assistente, setor que representa diversas oportunidades no mercado de trabalho. A formação, além de contar com parte técnica, também oferece base, apoio e acolhimento. "Ajuda mulheres a perceberem quem são. Por estarem em situação de vulnerabilidade, é importante que se ofereça uma oportunidade de geração de renda, porque precisam de resultados rápidos, e a área da beleza possui muito potencial nesse sentido", comenta a diretora do Senac Viamão, Lidia Fraga.
Primeira edição
A edição piloto contou com 15 mulheres beneficiadas no curso de Manicure e Pedicure. No dia 8 de março, Dia da Mulher, foi realizada a formatura da primeira turma do projeto. "Era possível ver a mudança no semblante delas, o quanto a formação foi especial, pois nossa escola é um espaço de muito acolhimento, segurança, para que possam aprender e vencer no mercado de trabalho", destaca a diretora.
"Esse projeto foi maravilhoso na minha vida. A área da beleza sempre mexeu muito comigo. Apareceu essa oportunidade e eu não deixei escapar. Agora me tornei uma profissional. A equipe do curso sempre foi maravilhosa, eles me reergueram. Só tenho a agradecer", comenta a aluna Jessica Silva dos Santos.
Informações
Mais informações podem ser obtidas com o Senac Viamão pelo telefone (51) 3434-0391 ou pelo WhatsApp (51) 98585-9819. O Senac Viamão, local onde as aulas são realizadas, fica localizado na rua Reverendo Américo Vespúcio Cabral, 154, no bairro Centro. Para falar com o CRM, entre em contato com (51) 3446-6301, (51) 99753-0427 ou no local (Rua Bento Gonçalves 434 - Centro Viamão). Ainda é possível obter informações com o Rotary Viamão: (51) 99354-9469 ou (51) 99652-5246.
Na foto, membros da organização da 1ª edição do VemSer.