
O Programa PARATODOS é integrado por seis pilares que buscam trazer seus assuntos pertinentes aos colaboradores do Sistema. Através de diversos materiais, esses saberes são produzidos pelos integrantes dos pilares e buscando um resultado feito de colaborador para colaborador.
As cartilhas foram um dos métodos usados pelos pilares para materializar informações que os pilares desejavam apresentar às instituições. No total, são três cartilhas que integram a lista:
A primeira edição da Cartilha do Racismo Sutil traz a origem das palavras que usamos durante o nosso dia a dia. Lançada em novembro de 2020, durante uma série de atividades sobre o Dia da Consciência Negra, o Pilar Humanidade trouxe uma série de termos entre frases e gírias que são pejorativas para pessoas de diferentes raças e crenças.
A segunda edição da Cartilha do Racismo Sutil, apresentada ao público no ano seguinte, reitera o objetivo da primeira edição e revela a origem de outras palavras.
Para ressaltar a importância do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, o Pilar ParaElas produziu a Cartilha Violência Contra as Mulheres - Vamos juntos acabar com o abuso. O material tem o objetivo de mostrar os principais tipos de violência, orientar sobre como pedir ajuda e como ajudar.