Passo Fundo terá um dos representantes do Rio Grande do Sul na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional. Adão Felipe Rezende Mendes, de 21 anos, disputará na ocupação de Florista. Se for campeão na etapa, que será realizada no estado do Espírito Santo em outubro, representará o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo.
Foi na infância que Felipe descobriu sua vocação. Filho de Marilene Rezende Goes e Adão Mendes e com 4 irmãos, tem paixão pelas flores e plantas desde os 8 anos. Mas foi aos 18 que começou a trabalhar em uma floricultura, onde conheceu a carreira de florista. "Assim começou uma nova paixão profissional", comenta.
Depois de ingressar na área, recebeu uma proposta do Senac, referência na área, para o curso de Florista. Como sempre gostou da carreira, tinha como objetivo se aperfeiçoar cada vez mais e encarar os desafios da formação, entre eles as Competições Senac de Educação Profissional. "Para poder ter mais experiência", explica o competidor.
Durante as provas - tanto das Competições quanto da WorldSkills - os alunos são submetidos a situações reais da profissão. Em todas as modalidades, os competidores têm tempos estipulados para cada teste e seus desempenhos são avaliados por um grupo de experts. Algumas provas também apresentam elementos surpresa, desafiando o competidor a ser criativo. "Há 1 ano e 6 meses, desde que fui selecionado na etapa regional para representar o Rio Grande do Sul na próxima disputa, treino durante 8 horas por dia em média", comenta.
Entre os sonhos de Felipe está o de ter sua própria floricultura com todos os tipos possíveis de plantas e arranjos. Ao disputar a etapa nacional das Competições, vê seu objetivo mais próximo: "Significa que estarei cada vez mais perto do meu sonho. Depois, vou descansar e ver minha família. Se vencer, vou voltar pronto para treinar e, se possível, ganhar a WorldSkills", destaca.
Como funcionam as Competições Senac de Educação Profissional
As Competições Senac de Educação Profissional são compostas por três etapas: escolar, regional e nacional. As etapas funcionam como uma seletiva, ou seja, os vencedores da etapa escolar encontram-se na estadual; os medalhistas da estadual representam o RS na etapa brasileira; os primeiros colocados em cada ocupação nesta etapa nacional representam o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo.
Já a WorldSkills reúne competidores em mais de 50 skills (habilidades vocacionais). O Senac entra na disputa internacional com as “ocupações” relacionadas ao Comércio. Já o Senai participa da WorldSkills nas ocupações relacionadas à Indústria. Juntos, os alunos do Senai e do Senac formam a delegação brasileira no mundial das profissões. Mais informações acesse www.senacrs.com.br/competicoes.