Início
Assistencia do Técnico em enfermagem nos cuidados paliativos
Erro
Flávia SellesDocente do Curso Técnico em enfermagem Senac Rio Grande
13/08/25

Os cuidados paliativos são formas de prestar assistência para pacientes que apresentam doenças que não possuem possibilidades terapêuticas de cura. O seu objetivo principal é aliviar o sofrimento, controlar sintomas dolorosos e proporcionar conforto físico e emocional ao paciente e sua família.


A principal diferença dos cuidados paliativos para outros tipos de tratamento é que, em vez de buscar a erradicação da doença, foca-se em melhorar a qualidade de vida. Esses cuidados podem ser oferecidos em qualquer fase da doença, não apenas nos estágios finais, e devem envolver uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, técnicos em enfermagem ,médicos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, entre outros.


No que tange o cuidado, que é a base da enfermagem como ciência e profissão, estes profissionais necessitam estar preparados para cuidar do cliente que está em processo de cuidados paliativos. Desta forma, destaca-se o papel do técnico em enfermagem como um agente que proporciona garantia e manutenção de um ambiente de cuidado seguro e apropriado para o paciente e sua família, a promoção de conforto físico, a atenção integral aos cuidadores e familiares, além do cumprimento das normativas éticas em cuidados paliativos, a fim de desenvolver uma assistência pautada em habilidades de relacionamento interpessoal e preparada, para prestar cuidados aos pacientes e suas famílias, reduzindo a dor e o sofrimento.


No ano de 2024, o Ministério da Saúde publicou a PORTARIA GM/MS Nº 3.681, DE 7 DE MAIO DE 2024 que instituiu a Política Nacional de Cuidados Paliativos no âmbito do Sistema Único de Saúde, com objetivo de ampliar e qualificar o cuidado e o acesso à Atenção Especializada em Saúde – AES de pacientes e famílias que enfrentam problemas associados a doenças que ameaçam a vida, prevenindo e aliviando o sofrimento por meio da identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e de outros problemas de saúde, visto que a estimativa no Brasil é de que 625 mil pessoas necessitam de cuidados paliativos.


Assim, os cuidados paliativos são essenciais para garantir que o paciente tenha uma qualidade de vida digna, mesmo diante de doenças graves. O técnico em enfermagem tem um papel crucial nesse processo, atuando não apenas com a realização de procedimentos técnicos, mas também como um agente de conforto, apoio emocional e educação, tanto para o paciente quanto para sua família.