Início
Artigos
A inserção de homens no mundo da moda: uma nova perspectiva na costura e modelagem
Erro
Géssi Fátima da SilvaDocente da área da Moda do Senac Novo Hamburgo
02/04/25
Moda

Nos últimos anos, a moda tem se tornado um campo cada vez mais inclusivo, e a presença dos homens nesse universo tem crescido significativamente. A quebra de estereótipos de gênero, aliada a uma busca por autoexpressão e criatividade, levou muitos homens a se interessarem por áreas tradicionalmente vistas como femininas, como a costura e a modelagem.


Apesar da crescente inclusão, os homens ainda podem enfrentar desafios ao se envolverem nesse campo. Os preconceitos persistem, e muitos podem hesitar em seguir essa paixão devido ao que a sociedade espera. Contudo, esses obstáculos também criam uma oportunidade para o diálogo e a mudança social, e à medida que mais homens se juntam à indústria da moda, eles ajudam a redefinir o que significa ser um designer ou um costureiro.


A costura e a modelagem são formas de arte, autoexpressão, empreendedorismo e criatividade, são homens criando peças que refletem suas personalidades e gostos individuais. 


Com o crescimento do mercado da moda sustentável e a valorização do “feito à mão”, muitos homens estão se direcionando para o empreendedorismo, utilizando a costura como uma habilidade central para desenvolver suas próprias marcas, libertar-se de normas tradicionais e explorar novos conceitos. 


Afinal, a moda é uma forma de arte que deve ser acessível a todos, independentemente do gênero.