Início
Artigos
Da ideia à oportunidade: o papel da criatividade no crescimento profissional
Erro
Bruno Tonetto SilveiraDocente da Aprendizagem Comercial do Senac Santa Maria, graduado em Letras e graduando em Pedagogia com especialização em Pedagogia Gestora e Pedagogia de Projetos
17/02/25
Educação

Se buscarmos um entendimento para o termo criatividade, encontraremos resultados relacionados às mais diversas áreas e segmentos. Por exemplo: para a psicologia, criatividade pode ser entendida como o encontro de diferentes estratégias para resolver problemas. Já para o Design, poderia ser vista como um processo estruturado que atende às necessidades mais profundas. Para a educação, a criatividade está diretamente ligada à capacidade de pensar de forma crítica e adaptativa, possibilitando novas formas de aprendizagem e ensino. Mas o que é interessante ter em mente é que ser criativo, independentemente das conceitualizações, significa imaginar, criar algo novo ou inovar, modificar, melhorar algo que já existe.


Nesse contexto, a criatividade torna-se um diferencial para o crescimento profissional e a adaptação ao mercado de trabalho. Em um mundo cada vez mais moderno e tecnológico, a necessidade desse mercado de integrar mentes inovadoras e criativas é iminente e, diante das constantes transformações, será cada vez mais valorizada como um diferencial competitivo. A capacidade de pensar de maneira criativa permite que os profissionais se destaquem e se tornem mais versáteis, além de ter maiores oportunidades diante dos desafios e transformações constantes. Na Europa e Estados Unidos, por exemplo, conforme pesquisa da consultoria McKinsey divulgada pela Revista Exame em 2024, a demanda por profissionais criativos aumentará em 40% até 2030.


Profissionais criativos são capazes de propor soluções inovadoras, melhorar processos e otimizar resultados, tornando-se agentes de mudança dentro das organizações. Essa habilidade não se limita apenas ao desenvolvimento de novos produtos ou serviços, mas também à melhoria contínua de métodos, à resolução de problemas de forma eficaz e à capacidade de adaptação para novas situações.


Mas será que a criatividade é uma habilidade para todos? Teóricos e estudiosos da área, com base em pesquisas recentes, afirmam que sim: é uma habilidade inerente ao ser humano, assim como a capacidade de se comunicar e aprender. Mas para ampliá-la é preciso treino e desenvolvimento contínuo!


Em resumo, a criatividade é muito mais do que uma habilidade artística ou uma característica reservada para poucos, ela tornou-se uma poderosa ferramenta de transformação no crescimento profissional. Da ideia à oportunidade, é por meio da inovação e da capacidade de pensar de forma criativa que os profissionais conseguem se destacar, enfrentar desafios e criar soluções que impulsionam suas carreiras e o sucesso de suas organizações. Portanto, ao abraçar a criatividade, não só ampliamos nosso potencial, mas também abrimos portas para um futuro profissional mais promissor e repleto de possibilidades.