Saúde pública é o conjunto de medidas voltadas à assistência e promoção da saúde de maneira democrática, são fundamentais para preservar o bem-estar físico e mental das populações, dando acesso a serviços sem distinção de classe social.
Daí a necessidade de mais investimentos em gestão e recursos financeiros, materiais e humanos para fortalecer o acolhimento no SUS.
Entendemos que saúde pública é a arte e a ciência de prevenir a doença e a incapacidade, prolongar a vida mediante a esforços organizados da comunidade, com diversas ações que viabilizam esses esforços, a exemplo de:
-Controle de infecções comunitárias;
-Educação sobre os princípios de higiene pessoal;
-Organização dos serviços de saúde para o diagnóstico precoce e tratamento preventivo de doenças;
-Desenvolvimento da máquina social, que assegura a cada indivíduo na comunidade um padrão de vida adequado para a manutenção da saúde;
Importante destacar que aqui no Brasil é comum confundir saúde pública com saúde coletiva. E a saúde pública é fundamental no combate a doenças e morte, enquanto a saúde coletiva foca em ações de medicina preventiva e empoderamento do paciente.
A oferta de saúde pública no Brasil foi uma conquista social importante, pois permitiu o acesso a consultas, exames e tratamentos de forma democrática.
Esperamos que, cada vez, mais os governantes invistam na saúde, pois é um direito de todos e dever do Estado.