Para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental desempenhar as funções e responsabilidades do trabalho com dedicação e responsabilidade, sempre no intuito de atingir metas e objetivos desejados. Para isso, surge a importância de serem trabalhadas algumas posturas e ferramentas. E de serem excluídos quaisquer comportamentos inadequados.
A primeira dica é ter autoconhecimento. Fazer uma autocrítica para saber quais são seus pontos fortes e fracos, para enxergar o que pode ajudar e o que pode atrapalhar durante todo o processo. Outra dica é saber quais são as metas e objetivos mais importantes a serem alcançados, para saber onde deseja chegar.
Ao ter muito bem definidas as metas e os objetivos desejados, é recomendado organizar essas informações, fazendo uma lista detalhada e organizada de prioridades, cuidando para não sair do foco das reais metas que precisam ser alcançadas.
Há a recomendação de fazer uso de alguma ferramenta para melhor organização e andamento do processo. Essa ferramenta pode ser um simples calendário impresso, um caderno ou algo mais avançado como aplicativos específicos. O uso desses acessórios será o apoio nessa jornada.
Outra dica é a boa comunicação. Ser transparente com a equipe e garantir que as informações estejam alinhadas, para que todos estejam cientes do que será necessário realizar para o bom desenvolvimento do trabalho. Importante ressaltar aqui que a Comunicação Não-Violenta (CNV) é imprescindível para relações mais assertivas e tranquilas. Para melhor resultado, o ambiente deve ser positivo para todos. Quando as pessoas estão em um ambiente agradável, o trabalho flui melhor. Estar aberto a sugestões e ser solícito para tirar dúvidas gera um ambiente mais tranquilo e produtivo.
Incentivar a proatividade da equipe, utilizar técnicas de produtividade, como gestão do tempo, também são ações necessárias. Estimular a equipe a dar e receber feedback como forma de avaliação, valorizar pontos positivos do que já foi realizado e trazer pontos a serem melhorados, sempre apresentados de forma leve. O feedback permite a rápida identificação de problemas, esclarece dúvidas, aumenta a produtividade e estimula o comprometimento das pessoas.
Por fim, para ter um bom desempenho no trabalho, deve-se evitar distrações e a procrastinação. A procrastinação é um comportamento que impede de realizar algo que deve ser resolvido logo, dando prioridade para outras coisas de menor importância, um dos piores inimigos da produtividade.