A contabilidade digital surgiu como uma alternativa para auxiliar na resolução de problemas, automatizar processos, agilizar operações, desburocratizar tarefas e credibilizar as atividades contábeis. Com o passar dos anos, o modo de se fazer contabilidade sofreu mudanças e os livros contábeis foram substituídos por livros digitais, conhecidos como Sistema Público de Escrituração Contábil (SPED).
SPED
Antigamente, aparelhos eletrônicos não eram utilizados nos trabalhos contábeis. Porém, em 2015, a contabilidade digital começou a ganhar destaque, com o intuito de facilitar o uso de ferramentas online e, assim, aumentar da produtividade e eficiência. Essa mudança, no entanto, provocou receio em muitos profissionais, pois acreditavam que ao aderirem à proposta poderiam perder seus postos de trabalho. É importante ressaltar que, embora a tecnologia automatize algumas operações, ela não será capaz de suprir um direcionamento feito por um profissional.
O surgimento do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) foi, com certeza, um avanço tecnológico que auxiliou no cumprimento de tarefas determinadas pela legislação. O objetivo principal desse sistema é transmitir informações de forma mais tecnológica entre a empresa e o fisco, evitando futuros problemas, como multas, por exemplo.
Portanto, é possível afirmar que a contabilidade digital trouxe diversas facilidades para os escritórios da área, uma vez que aumentou a produtividade, agilizou o acesso às informações contábeis, diminuiu processos burocráticos e reduziu os custos envolvidos.