É possível uma pessoa se transformar em um profissional destacado e bem-sucedido, sem qualificação? Não, pois além da formação profissional preparar o candidato, ela também sinaliza para a empresa que do outro lado está alguém que escolheu investir seu tempo e dinheiro na busca de uma qualificação para obter o conhecimento e as ferramentas necessárias para proporcionar não só o seu próprio crescimento profissional como, também, fazer com que a empresa obtenha retorno sustentável de investimento. Confira algumas dicas para se destacar no mercado de trabalho:
1 – NÃO SEJA SÓ MAIS UM CANDIDATO. Busque desde o princípio mostrar suas qualidades e transmita essa sensação para o recrutador de maneira sutil com pequenas atitudes como, por exemplo, ser o primeiro a chegar, ter iniciativa e procurar ser atencioso e educado com todas as pessoas presentes.
2- AUTENTICIDADE E NATURALIDADE. O candidato está objetivando começar uma relação com a empresa. Desta forma, é preciso que ele tenha consciência de que uma relação confiável e duradoura só pode ser possível baseada na integridade das mensagens verbais e não verbais. Por esse motivo, é fundamental que o candidato seja autêntico e aja de acordo com o que ele realmente é, sem improvisos ou frases prontas, uma vez que o recrutador é uma pessoa preparada para identificar esses sinais.
3- O BÁSICO PRECISA ESTAR ATENDIDO. Ser pontual, estar bem-vestido, ser educado e ter iniciativa, do ponto de vista da empresa, é o mínimo que se espera.
4- CONHEÇA A EMPRESA. Um pré-requisito para qualquer candidato que deseja conquistar uma vaga é conhecer a empresa, buscando o maior número de informações referente a ela e, principalmente, sobre a vaga que está sendo almejada.
5- CONQUISTE A EMPRESA. É necessário demonstrar interesse em relação àquela conquista, mas focar em fazer com que a empresa perceba o quanto será benéfico para ela começar essa relação, uma vez que a decisão está nas mãos dela.
6- DEMONSTRE SEU VALOR. Use como estratégia seus pontos fortes já realizados, mas sempre tomando o cuidado para não demonstrar arrogância ao mencioná-los. Procure conectar esses pontos positivos com a vaga almejada.
7- NINGUÉM FAZ NADA SOZINHO. Não é novidade para ninguém que as empresas que lideram o mercado são aquelas que obtêm o maior número de líderes atuando em seus setores e processos, transformando grupos em equipes de sucesso. Desta forma, faça com que a empresa perceba que você poderá ser um profissional com esse perfil.
Por fim, o PÓS ENTREVISTA. Sabe-se que o nosso cérebro tem um poder enorme de nos sabotar, fazendo com que, em algumas ocasiões, nos transformemos em nossos principais inimigos, configurados em ansiedade, expectativas e pensamentos pessimistas. Minha sugestão é: DESLIGUE. Faça tudo que estiver ao seu alcance durante o processo de recrutamento e seleção. Mas, após isso, tente relaxar a sua mente, nunca deixando de se fazer presente e acompanhar o encerramento do processo de seleção, tomando muito cuidado com os canais de comunicação entre você e a empresa.