Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Crise ou Oportunidade? Você Decide!

por Leonardo Henrique da Silveira - Docente do Senac Floresta

 

 

Se tomarmos como ponto de partida todas as notícias que estamos lendo em jornais e revistas, notícias que a mídia nos traz, acredito que uma resposta para tal pergunta ficaria um tanto quanto fácil de responder. Possuímos uma mídia toda voltada a criar sensacionalismos e amedrontamento em qualquer que seja a situação ou partido político que esteja realizando a gestão do nosso país. O sensacionalismo atrai mídia, consequentemente retorno financeiro para as que anunciam. Mas será que não poderíamos olhar um pouco fora da caixa, olhar um pouco fora das notícias que nos limitamos a escutar? Será que não podemos verificar se frente à crise oportunidades se abrem?

Devemos seguir alguns passos para dar o “ponta pé” inicial para sair dessa crise:

 

1- Mudar o sentimento de pessimismo, onde tudo vai dar errado;

2- Em momentos de crise, não está ruim só para você! Está ruim para seus amigos, colegas, familiares e empresários. Então pare de achar que é “a sua” crise;

3- Pare de falar “o Brasil é o pior lugar do mundo”. Você não imagina o que acontece em outros países. Pare de ser patriota somente no jogo da seleção brasileira;

4- Conhecimento e planejamento ajudam muito para trilhar o caminho certo;

 

Desenhando mentalmente e fisicamente as estratégias para sair dessa fase dramática de falar da crise que atinge nosso país, partimos para analisar o que o mercado possui de bom.  Se você está sem nenhuma renda e pretende buscar uma vaga como funcionário de uma empresa, o primeiro passo é atualizar seu currículo. Deixe ele dentro dos patrões aceitáveis de mercado e verifique toda a sua rede de contatos para ver quem está precisando de um colaborador com o seu perfil. Problemas com sua rede de contatos? Utilize todos os cartões que já pegou em eventos, festas e treinamentos, e busque em suas redes sociais pessoas que contratam ou poderiam te indicar para alguma vaga. Mas não fique parado esperando a vaga chamar você, pois isso não vai acontecer.

 

Caso você possua um perfil mais voltado para os negócios, parta de dois pontos: realizar um plano de negócio consistente e procurar uma ajuda para analisar o cenário no qual pretende inserir, pois cada ramo de atuação possui suas peculiaridades.

 

É claro que estamos passando por um cenário que necessita de muito estudo para sair se arriscando, mas observe que neste ano de 2016 já tivemos algumas notícias espetaculares em alguns ramos:  mercado prevê menos inflação e expansão maior para 2017 (fonte: Banco Central) e ramo de beleza e estética cresce 160% em 2015 e pretende aumentar em 2016 (Fonte: IBGE). Essas notícias mostram que mesmo em momentos de crise, as oportunidades estão por aí. Basta pesquisar. 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018