Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Criando Valor

por Por Sérgio Gualdi F. S. Filho - docente do Senac Floresta

É cada vez mais difícil e complexo abordar o tema “marketing”, que frequentemente é utilizado como sinônimo de venda ou propaganda, mas vai muito além. O marketing pode ser entendido como uma filosofia de orientação para o cliente, baseando-se em identificar, compreender e atender as necessidades e os desejos de determinado público alvo, levando em consideração as especificidades do mercado onde a empresa está inserida. O marketing supre necessidades de forma lucrativa: é uma ferramenta que facilita o processo de troca de bens ou serviços por moeda.


As empresas objetivam, cada vez mais, diferenciar-se da concorrência, mas acabam adotando estratégias e práticas muito similares e também desenvolvendo soluções equivalentes, comoditizando bens e serviços. Não é tarefa fácil destacar-se em um cenário competitivo e apenas algumas organizações conseguem gerar valor significativo para seus clientes. Para ser diferente é preciso fazer diferente! O marketing deve ser realizado de maneira singular, com foco nos valores, que são o principal elo entre marcas e consumidores. As empresas e seus profissionais de marketing precisam tratar as pessoas como seres humanos plenos, com mente, coração e espírito e não como simples consumidores.


Conhecer sua realidade, seus clientes e concorrentes é fundamental para qualquer empresa posicionar-se adequadamente no mercado. O que distingue uma empresa líder em seu mercado de uma sobrevivente, que apenas luta para manter-se no mercado? Segundo Drucker, uma empresa possui duas funções básicas: marketing e inovação. E estas duas funções devem trabalhar de forma conjunta, monitorando o mercado e apresentando soluções convergentes com as demandas do mesmo.


As marcas estão em todos os lugares e vivem nas mentes dos consumidores. A marca é aquilo que o cliente pensa que ela é. Ou seja, cada pessoa tem uma percepção particular sobre um determinado produto ou serviço que advém de suas experiências anteriores com a empresa fornecedora. De acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan, as organizações precisam colaborar com seus consumidores. A colaboração começa quando os profissionais de marketing escutam a voz do consumidor para entender sua mente e captam insights do mercado. Ocorre uma colaboração mais avançada quando os consumidores desempenham o papel principal na geração de valor por meio da co-criação de produtos e serviços. É necessário gerar valor para capturar valor. 

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