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Rio Grande do Sul

Artigo

É hora de cuidar da saúde física e mental

por Alequissandro Souza de Almeida - Massagista e Orientador de Educação Profissional do Senac Centro Histórico

A automassagem traz benefícios tanto físicos quanto emocionais para quem a pratica. Ela ativa a circulação sanguínea, melhorando a oxigenação do corpo e auxiliando na eliminação das impurezas, além de diminuir dores musculares. Ela também promove o relaxamento da musculatura e o alivio dos sintomas de cansaço. Alongar e massagear a musculatura é essencial e agradável, além de trazer benefícios para a saúde física e mental.

É por meio dos alongamentos que o corpo ganha flexibilidade, força e amplitude de movimentos. Sem falar nas articulações, que ficam mais lubrificadas. Uma boa dica é iniciar os alongamentos entre as jornadas do serviço e terminar com um bom escalda pés em casa. No trabalho ou em casa faça o alongamento devagar e gentilmente; inspire antes do alongamento e expire durante o mesmo; alongue até o ponto em que você sente o músculo alongado, mas não até sentir dor; mantenha o músculo alongado por aproximadamente 15 a 20 segundos.

Com uma sequência de oito movimentos é possível alongar e sentir bons resultados:

  1. Extensão dos dedos e punhos (abra a palma da mão);
  2. Flexão dos dedos (feche a mão);
  3. Rotação do tronco e pescoço;
  4. Flexão da perna e extensão da coxa;
  5. Abdução e rotação externa da coxa (cruzar a perna);
  6. Adução e flexão da coxa;
  7. Flexão dorsal do pé;
  8. Flexão do tronco.

Ao chegar em casa, depois de um dia inteiro trabalhando de pé ou sentado, repetindo o mesmo movimento inúmeras vezes, nada mais merecido que uma boa massagem. Mas não é sempre que podemos contar com alguém que esteja disposto a fazê-la. Experimente, então, fazer um escalda pés para deixar seu corpo descansado. O escalda-pés é um tratamento muito antigo. É ótimo para relaxar e desinchar os pés, além de proporcionar conforto para o corpo todo.

Para fazer um escalda pés em casa, você vai precisar:

Bacia ou mini-ofurô;
Água quente;
Óleo essencial (óleo extraído da planta) de sua preferência ou saquinhos de chá;
Sal grosso, com ou sem essência;
Bolinhas de gude;
Pétalas de rosa (opcional).

Banhe seus pés por 20 minutos passando os pés por cima e entre as bolinhas de gude. Aproveite para tornar esse momento único para si, buscando relaxar seu corpo e sua mente.

Bom relaxamento!

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