Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Pop Chef!

por João Carlos de Araujo Narchial Franco - Docente do Senac Gramado

Não há dúvida que a gastronomia está ganhando força e até, diga-se de passagem, virando modinha! Muitas são as pessoas que abandonam seus cursos e ou carreiras de sonho para mergulharem de cabeça na desconhecida área da gastronomia. A maior parte destas pessoas, é ludibriada pelos sensacionalistas órgãos de comunicação social que apresentam na “telinha” um cenário que está muito a quem da vida real. A T.V. nos mostra uma realidade vivida por um seleto grupo de pessoas que tiveram a sorte de estar no lugar certo na hora certa. Não lhes podemos tirar o mérito!

Grande parte deles ralou muito para chegar onde está (salvo algumas exceções!). Estudou especializou-se e trabalhou horas a fio na frente de um fogão antes de ser descoberto. Esta chance não será realidade para muitos. A percentagem de chefes que vira celebridade é muito baixa. Lembrem-se! Se por acaso decidiram mudar e vida e de área profissional e pensam encarar a árdua profissão de chef, façam-no por amor à arte e não o faça pelo dinheiro, pois esta profissão é das mais mal remuneradas no mercado! Esqueçam finais de semana, feriados, Natal, final de ano, dia dos namorados e etc...

Seu descanso resumir-se-á a um dia por semana, quando este não lhes é negado em épocas de muito movimento! Trabalhará sempre contra o tempo e sob pressão durante a maior parte do seu dia, que pode ser de até 14 horas! Mas calma, nem tudo são espinhos! Cozinhar é uma arte e quando se faz de corpo e alma proporciona prazer para quem cria e para quem degusta. Cozinhar é expressar emoção, é contar uma história é apresentar uma cultura.

Quando as palavras nos faltam os aromas, texturas e sabores se comunicam com os sentidos criando-se assim uma comunhão sólida e sublime. Cozinhar é uma forma de alquimia que permite traduzir em sabores um pouco de nossa essência por meio de inusitadas combinações. Mas atenção! Cozinhar não é misturar ingredientes embasados pela famosa ciência da “Achologia”. O segredo está na combinação e não na mistura.

Para que se saiba combinar é necessário entender a origem dos alimentos, dominar técnicas de elaboração e cocção dos alimentos, em suma ter conhecimento! É imprescindível que se entenda que cada alimento poder ser transformado nos mais diversos produtos finais e que sem o conhecimento e embasamento necessários é possível destruí-lo mesmo antes de chegar ao prato. Este conhecimento e embasamento teórico podem ser adquiridos nos cursos Oferecidos pelo SENAC, que formam profissionais da área de Gastronomia capazes de “dialogar” e entender os alimentos e elaborar pratos aplicando as mais variadas técnicas de corte, cocção e apresentação.

Nossos alunos, além de aprenderem as clássicas técnicas de corte, cocção e apresentação de alimentos, aprendem também sobre gastronomia internacional o que permite que conheçam e respeitem as diferenças culturais e acima de tudo respeitem e valorizem as origens e fatores da própria cultura. Então fica a dica, se precisarem de uma reviravolta em vossas vidas e pensam em embarcar nessa viagem pelo mundo da gastronomia façam-no de coração e almejem sempre a vossa satisfação pessoal.

Não permitam que opiniões contrárias às suas decisões influenciem negativamente em seus sonhos. Se precisarem de um empurrão direcionado, que poderá impulsionar sua carreira visitem um polo SENAC e certamente encontrarão um mundo de conhecimento pela frente. Concluímos esclarecendo que o intuito e objetivo do SENAC, não é formar chefes de cozinha, mas sim, formar líderes capazes de entrar em qualquer estabelecimento e cozinhar com o coração da forma mais profissional possível.

É o compromisso, dedicação e o respeito pela profissão que os tornará chefes de cozinha de respeito, que certamente farão a diferença e alcançarão o sucesso profissional. Cozinhem apenas com a razão e encantarão alguns clientes; cozinhem com o com o coração e encantarão o mundo! 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018