Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A importância da língua inglesa para a vida pessoal e profissional.

por Jeferson Trombetta Küntzer

O mundo atual está em constante mudança, as relações entre os países estão cada vez mais interligadas e interdependentes. Esse cenário se estabelece através de uma comunicação que se estabelece, principalmente, através do uso da língua inglesa. Não obstante, percebe-se que além desta língua ser considerada a “língua das relações internacionais” ela acaba por preencher outras lacunas que estão diretamente ligadas ao nosso cotidiano, através de músicas, filmes entre outros. Esses são alguns pontos que levam muitos jovens e adultos a buscar o ensino de uma segunda língua para que assim consigam se colocar, mais facilmente, nesse mundo de constantes mudanças. 

Desde muito jovem, soube da importância que o aprendizado de outra língua estrangeira, no meu caso o inglês, teria para o meu futuro. O gosto por ela se estabeleceu através de músicas e filmes os quais instigavam minha curiosidade para ir em busca do que eles, realmente, significavam. Após o despertar dessa curiosidade, surgiu em mim a vontade de ter uma experiência internacional para que eu adquirisse a fluência na língua inglesa. A oportunidade de morar um ano nos Estados Unidos me trouxe não somente a fluência desejada, mas também me fez adquirir uma maturidade enorme para um jovem de 18 anos. 

Desse modo, é necessário que se aborde a relevância da aprendizagem anterior do inglês, ou seja, o porquê de aprender esta língua antes de se fazer uma viagem internacional. Muitas pessoas pensam que ir morar em algum outro país sem saber o básico da língua é fácil, no entanto, não é. Aprender inglês com antecedência é de suma importância para que a viagem, seja ela de estudos ou apenas de turismo, se dê de maneira mais fácil e melhor. Ao chegar em qualquer país (seja este que possua o inglês como língua materna ou não) nos deparamos com inúmeras perguntas, estas feitas já na hora da imigração, e é nesse momento que surgem as primeiras complicações para quem não entende e não fala o básico do inglês. Percebe-se, portanto, que este é o primeiro momento em que os problemas ocorrem, após isto, inúmeras outras indagações e impotências começam a surgir: o momento em que se vai pedir algo para comer e a hora em que se pede um taxi são alguns dos exemplos clássicos. 

Portanto, como supracitado, a impotência que surge é decorrente da falta de comunicação a qual é iniciada no momento em que não conseguimos nem sequer formar frases simples. O Senac Idiomas tem suma relevância neste aspecto pois consegue aliar o ensino da língua inglesa com diferentes situações e ambientes que surgem no momento da comunicação oral. Além disso, a importância de aprender uma segunda língua não está apenas associada a viagens internacionais, mas também com a vida profissional das pessoas. É notório que a proficiência nesta língua categoriza quem está em busca de uma vaga de trabalho em um mundo cada vez mais concorrido, ou seja, quem sabe falar inglês tem mais chances de conseguir um trabalho em relação a quem não o faz, além, é claro de conseguir um cargo mais elevado.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018