Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Linguagem de Programação Lua x TV Digital Interativa (TVDi)

por Paulo Roberto Luzzardi - Professor doutor da Fatec Pelotas

Lua é uma linguagem de programação baseada em scripts, interpretada e amplamente utilizada nas mais diversas áreas. A mesma foi criada em 1993 por brasileiros: Roberto Lerusalimschy, Luiz Henrique de Figueiredo e Waldemar Celes desenvolvedores do TECGRAF (Grupo de tecnologia em Computação Gráfica), da PUC - Rio. A princípio essa linguagem surgiu com foco direcionado ao uso de um projeto da Petrobrás. Ela faz parte do padrão GINGA para o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTV).

Essa é uma linguagem de programação de extensão, a estender outras linguagens, sendo utilizada dentro de outras plataformas de programação e necessita um programa hospedeiro que chama as variáveis e métodos Lua. Essa ex-periência trouxe a percepção clara de simplicidade, clareza e eficiência e sendo utilizada em jogos, controles robóticos e processamento de textos. Foi criada com o objetivo de ser simples de ser embarcada.

Isso é, ela é extremamente pequena, sucinta, de sintaxe simples. Lua está presente praticamente em qualquer sistema, com essa facilidade de uso, Lua se tornou popular e hoje é usada por grandes empresas tais como: (a) Incor (Instituto do Coração em São Paulo), Utilizada no servidor do sistema que monitoram pacientes na UTI via Web; (b) NASA, Lua foi à linguagem usada no controle dos níveis de concentração de gases perigosos na preparação para o lançamento de ônibus espacial; (c) Petrobras, principal usuária, utilizando principalmente em visualizações de perfis geológicos; (d) Intel, empregada na ferramenta interna para layout de chips (processadores); (e) Google, apresenta o “Android Scripting”, tem seu ambiente desenvolvido com apoio de Lua. 

Serviços da faculdade
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018