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Rio Grande do Sul

Artigo

O texto no ensino da língua estrangeira

por Salete Marli Carvalho da Cruz - Idiomas

Constantemente os professores de língua estrangeira se deparam com o questionamento: quais os métodos mais eficientes e produtivos no ensino de um idioma? Deparam-se com a resposta de que não existe uma receita de métodos e metodologias que apresentam maior eficácia em detrimento de outros, embora haja uma vasta gama de métodos que foram e ainda são abordados no ensino de línguas.

É necessário considerar que cada um possui seu enfoque e que está voltado para uma ou mais das destrezas comunicativas do aprendiz. Mesmo alguns dos métodos tradicionalmente utilizados ainda estarem presentes no ensino de línguas, podemos nos beneficiar do chamado pós-método, que não se detém a um método específico, mas dá total autonomia ao professor para criar e utilizar-se de métodos e metodologias que se adequam melhor a sua proposta de ensino e, consequentemente, geram resultados mais produtivos. O pós-método delega maior liberdade de escolha ao professor e dá mais independência e responsabilidade ao aluno para escolher a maneira que julga favorecer sua aprendizagem, podendo fazer uso de recursos tecnológicos, por exemplo, tornando-se assim mais responsável pelo processo - ensino e aprendizagem.

Com base nisso, e considerando o que trazem os documentos que regem o ensino regular brasileiro, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1997), que sugerem que se trabalhe com texto no ensino da língua materna e estrangeira, independentemente do gênero textual, beneficiar-se de textos que circulam socialmente e de textos literários, é lançar mão de uma estratégia que, além de ser base para o ensino das questões linguísticas e de se trabalhar as quatro destrezas comunicativas, é dar a oportunidade de o discente ter acesso e conhecer a estrutura, o meio de produção e circulação do gênero textual em questão.

Com isso, o gênero literário “Conto” se converte em uma ótima possibilidade no ensino da língua estrangeira, já que se trata de um texto que tem como característica ser curto/breve. Além de ser encontrado no modo convencional, pode estar disponível em formato digital, conter linguagem simples e possuir temáticas que instigam o leitor a questionar e a refletir. A ideia aqui não é dar uma receita de como e o que utilizar no ensino de línguas, mas refletir sobre uma alternativa que pode ser bastante produtiva, o Conto, e refletir ainda que o ensino de línguas não precisa estar calcado em métodos pré-estabelecidos. Novos métodos e metodologias podem ser criados constantemente de acordo com a necessidade e a proposta de ensino de cada professor, aliados à autonomia do aluno em seu processo de aprender.

 

 

 

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