Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A educação ambiental como ferramenta de aprendizado e transformação

por Juliana Borba

Com a crescente necessidade de se conciliar desenvolvimento social e econômico com preservação do meio onde se está inserido, cada vez mais  tem-se procurado soluções sustentáveis para as atividades do dia a dia.  A sustentabilidade doméstica deve ir além de separar lixo orgânico de reciclável. Deve envolver a ideia de manutenção e/ou renovação dos recursos da natureza, seja natural ou artificialmente.

Atingir um estágio de desenvolvimento sustentável parece ser o objetivo comum, mas difícil de ser alcançado.  Percebe-se uma confusão conceitual quanto ao tema. Segundo Pedrini, “a educação ambiental transita sem objetivos e métodos de ação e avaliação bem definidos e acaba por vezes sendo traduzida em meras aulas de biologia ou ciências”. 
 

Monteiro, por outro lado, conceitua educação ambiental como “um processo de criação e recriação dos indivíduos, a partir das suas relações com outros homens, e as suas relações com os fenômenos como o econômico, o social, o meio ambiente, a cultura, as condições sociais e históricas do processo civilizatório da humanidade”.  Para Max,“o meio ambiente forma aos homens na medida em que os homens formam ao meio ambiente. A atividade revolucionária é justamente esta convergência do ambiente ou circunstancias transformadora e a atividade humana”. 
 

Analisando esses conceitos, pode-se dizer que a educação ambiental não é mais que um processo de internalização, ou a absorção pessoal por parte de cada um de conhecimentos sobre como usar o meio ambiente de forma sustentável. Ela é, sem dúvidas, transformadora de valores e atitudes através da construção de novos hábitos e conhecimentos.  A escola é um dos locais mais privilegiados para a realização da educação ambiental, desde que o professor dê oportunidades à criatividade. 
 

Nesta perspectiva educacional, a educação ambiental pode estar presente em todas as disciplinas, quando analisa temas que envolvam a relação homem/meio ambiente.  E o resultado disso será percebido no decorrer dos tempos. Hoje em dia, já existem projetos arquitetônicos modernos, acolhedores e sustentáveis. Estes, além de preservar os recursos do meio ambiente, trazem vantagens econômicas às pessoas. Certamente, temos muito a descobrir ainda e inúmeras contribuições à serem feitas ao meio-ambiente, fundamentais para o bem-estar das gerações futuras. 

 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018