Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Desenvolver atividades dinâmicas: uma alternativa para o processo- ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira

por Salete Marli Carvalho da Cruz - Docente do Senac São Luiz Gonzaga

 

Manter o interesse do aprendiz de língua estrangeira é um desafio para qualquer professor. Por isso, o desenvolvimento de atividades dinâmicas com o embasamento teórico na Teoria da Atividade social, que propõe atividades que fazem parte do cotidiano do aluno, pode ser um importante aliado no processo ensino e aprendizagem. Já que o professor poderá beneficiar-se de estratégias que buscam trabalhar as destrezas comunicativas, por meio de metodologias instigantes que despertam o interesse do aluno e o colocam diante de situações reais do cotidiano. Indo ao encontro do que afirma Fernanda Coelho Liberali (2012) em relação ao uso de atividades sociais no ensino de uma língua estrangeira (LE) “as atividades sociais são atividades em que os sujeitos estão em interação com outros em contextos culturais determinados e historicamente dependentes à ‘Vida que se vive’” (MARX, ENGELS, 2006, p. 26 apud LIBERALI, 2012, p. 23).

Com isso, trabalhar as unidades de ensino que estão no plano de curso de qualquer idioma, pode ser realizado de maneira prática, pois o professor poderá utilizar-se de atividades que exigem o entendimento e o uso imediato da língua. Poderá propor ainda o desenvolvimento de dinâmicas, individualmente ou em grupos, para trabalhar qualquer unidade de ensino ou temática. Poderá também beneficiar-se de atividades em que o discente esteja em contato com situações reais, não ficando restritas ao ambiente escolar, e possibilitar a saída da sala de aula para realizarem atividades práticas, como a visita a estabelecimentos adequados e compatíveis ao conteúdo ou à temática em questão.

Como exemplo disso, ao trabalhar os alimentos, o vestuário, as formas de pagamentos, a reserva de quarto de hotel, entre tantas unidades de ensino e temáticas, podem ser desenvolvidas atividades em ambientes reais, o que favorece o entendimento, a compreensão, e, consequentemente, a comunicação no idioma estudado. Com o auxílio de alternativas atrativas e proveitosas, o aluno, independentemente da idade, poderá aprender de maneira descontraída e perceber, na prática, a utilidade daquilo que está aprendendo. Com isso, o trabalho com dinâmicas pode ser uma importante ferramenta para o ensino de uma LE. 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018