Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

O brasileiro precisa aprender inglês?

por Débora Kronbauer - Professora de idiomas

Você já deve ter ouvido falar como o inglês está presente em diferentes contextos. Ele é o idioma oficial nos EUA e no Reino Unido. Mas você sabia que também é o idioma oficial de lugares como a exótica África do Sul, a paradisíaca Bahamas e a incrível Índia, por exemplo?

Atualmente são mais de 60 territórios no mundo que usam o inglês como uma de suas línguas oficiais. E todo ano cresce o número de falantes dessa língua universal nos quatro cantos do mundo. Já são 700 milhões de falantes não nativos, afinal ela é usada também em países onde a língua não é a oficial. Segundo levantamento realizado em 2017 pela EF, agência especializada em educação fora do país, Holanda, Suécia, Dinamarca e Noruega já possuem mais de 67% em proficiência na língua.

Além disso, o inglês também é a língua mais utilizada na internet. De acordo com levantamento divulgado pela EF, entre os principais 10 milhões de sites da internet os que são em inglês são mais de 50%. Do ponto de vista profissional já é claro que a língua é relevante – perdendo o status de diferencial para pré-requisito no currículo. Uma pesquisa conduzida em todo o Brasil pela Catho, site de classificados de empregos, mostrou que mais de 80% das entrevistas em língua estrangeira são realizadas em inglês. O estudo de 2017 ainda mostrou que a diferença salarial de uma pessoa que fala inglês para uma que não fala pode chegar a 52%.

No entanto, os dados arrecadados pela EF sobre proficiência em inglês, em 2017, mostram o Brasil na posição 41º em termos de proficiência, entre 80 países analisados, o que é alarmante, porque seja qual for o seu objetivo você vai precisar dominar o idioma. Qualquer seja o país que você escolha visitar você fará mais amigos, receberá mais ajuda, será mais independente e terá uma experiência mais proveitosa e completa com o inglês. Qualquer seja a sua área de estudo, você ficará a par das novidades, atualizações e mudanças, bem como terá acesso a, no mínimo, o dobro de conteúdo sobre determinado tema primeiro, se você tiver entendimento da língua que predomina na internet e não precisaria esperar até o material ser traduzido e adaptado. Qualquer seja a posição e área de atuação na qual você está procurando um emprego ou tentando uma promoção, você terá mais chances de ser empregado ou ser escolhido para cargos de maior responsabilidade.

O Brasil precisa cada vez mais de gente que consiga se comunicar com o mundo e tenha muita informação sobre o mundo na bagagem. E o inglês ganha cada vez mais espaço dentro do país. Você nem precisa ir ao exterior para notar que o inglês chega ao brasileiro em forma de educação, inovação, propaganda, turismo, multinacionais, alimentos, manchetes, opiniões, política e muito mais. Mesmo as relações diplomáticas, de amizade e de negócios com outros países são facilitadas, pois o inglês é mais acessível e difundido do que o alemão, russo ou japonês, por exemplo. O brasileiro precisa sim aprender inglês e o quanto antes, se não quer ser deixado para trás neste mundo que avança tão rápido e para tantos lados. Porque ninguém quer deixar de saber da última novidade, de assistir o novo filme, de se comunicar com aquela pessoa estrangeria, de conseguir aquele emprego dos sonhos, de fazer aquela viagem sensacional.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018