Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Bilíngue, por quê?

por Thaís Schuster - Docente do Senac Montenegro

Se você pensar neste momento em aprender um segundo idioma, qual opção vem à sua mente? Se a resposta for inglês, você certamente está pensando em seu futuro profissional, pois no mercado de trabalho atual um segundo idioma é essencial para a preferência em um processo seletivo e para o crescimento profissional, além do fato de que quem possui a habilidade de se comunicar em outra língua é melhor remunerado ao final de cada mês!

Em uma pesquisa feita em todo o país com mais de 100 mil profissionais foi verificado que secretárias bilíngues têm salários 68% mais altos, enquanto gerentes que falam o idioma recebem 20% a mais, consultores 12% e diretores 9%. A necessidade da fluência no idioma se torna ainda mais evidente, pois 80% das entrevistas em língua estrangeira atualmente são feitas em inglês (fonte Catho) e é importante deixar claro já no currículo o seu nível de
aprendizado.

Atualmente é cada vez maior o número de empresas que deixam de avaliar os currículos em que não é mencionado outro idioma ou em que o campo “idioma” traz a informação “inglês básico”. Isso se deve à expansão do mercado de modo geral, pois diariamente vemos o estreitamento de negociações entre empresas do Brasil e estrangeiras, em um cenário em que as exportações crescem entre empresas de diferentes portes e não apenas as de grande porte como há poucos anos atrás. A globalização e a tecnologia vieram para aproximar os países, o mercado e as pessoas.

A língua inglesa é um diferencial na hora de garantir um bom emprego ou uma promoção. As habilidades de comunicação se destacam em uma entrevista, visto que comunicar-se verbalmente e por escrito de modo eficaz são atributos necessários em qualquer organização. Mais do que um diferencial, o idioma inglês é um atributo pessoal e determinante na avaliação de um bom profissional. O domínio de um segundo idioma não é necessário apenas para a carreira profissional.

Se você pensa em viajar ou passar férias conhecendo outro país, sentirá a importância de comunicar-se bem. Passar duas ou três semanas de intercâmbio ou a turismo não é sinônimo de fluência no idioma. O fluente é aquele que tem a habilidade de dominar a língua falada e também a língua escrita e isso não se constrói em pouco tempo. Quando decidir estudar um
segundo idioma é importante procurar uma escola que ofereça no mínimo quatro anos de estudos regulares e também uma carga horária que lhe permita a prática dentro e fora da sala de aula. Não é possível ficar fluente em apenas seis meses de curso. Desconfie deste tipo de oferta!

No mundo globalizado em que vivemos tudo gira em torno da língua inglesa. Internet, música e cinema são apenas exemplos básicos. Softwares e ferramentas necessárias para o trabalho podem estar em inglês, bem como o manual de instruções de um produto bastante desejado. É importante estar preparado e ciente disso! Mas o que é preciso fazer para falar inglês? O primeiro passo é dedicar-se ao seu estudo até que as quatro habilidades que permeiam a língua sejam alcançadas - ouvir, falar, ler e escrever. Para isto existem vários meios de se chegar a este objetivo: cursos presenciais, cursos à distância e ferramentas com diferentes métodos disponíveis para estudar e praticar os conhecimentos já adquiridos como músicas, utilizando-se do áudio e letra (para trabalhar a pronúncia, a escrita e a leitura), atividades dirigidas escritas para a prática de vocabulário e gramática e as próprias redes sociais nas quais você pode conversar com pessoas de outros países.

Os adorados e famosos seriados de TV e desenhos animados podem ajudar a praticar seu inglês e ensinar expressões idiomáticas e palavras novas. As opções de aprendizado são variadas assim como a disponibilidade do mercado de trabalho. Cabe a você analisar a importância e necessidade de ser fluente em um segundo idioma como o inglês, por exemplo, e dedicar parte do seu tempo para aprender e tornar-se competitivo em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e dinâmico, abrindo portas para novas experiências e satisfação pessoal e profissional. 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018