Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Oferta de cursos na modalidade EAD como potencial de crescimento financeiro da IES

por Roberto Zanoni - Docente da Faculdade Senac Porto Alegre

Estamos vivenciando uma redução significativa no número de alunos na educação superior privada e, desta forma, a Educação a Distância (EAD) tem se mostrado como uma alternativa para impulsionar o desenvolvimento do segmento. De acordo com a Resolução CNE/CES nº 1, de 11 de março de 2016, que estabelece as Diretrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância, a Instituição de Ensino Superior (IES) deverá comprovar para seu credenciamento ou recredenciamento, a existência de estrutura física, tecnológica e de recursos humanos. Estes deverão ser adequados e suficientes à oferta da EAD, conforme os requisitos que são fixados pelo Decreto nº 5.622, de 2005.

Neste sentido, é fundamental que a IES crie e aplique iniciativas visando atender às exigências estabelecidas na legislação, de forma que seu credenciamento para ofertas de EAD seja concedido. A Resolução do Ministério da Educação busca garantir não só um nível mínimo de qualidade nos cursos oferecidos pelas IES, mas também oferecer ao discente uma plataforma de ensino acessível e focada na construção do conhecimento, durante o processo de aprendizagem.

Os cursos EAD se caracterizam por serem a distância e desenvolvidos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), sem a necessidade de deslocamento até a IES. Os participantes estão separados no sentido espaço-temporal, desenvolvendo atividades de aprendizagem com mediação docente e suporte de tecnologias de informação e comunicação, que podem ser utilizadas de forma isolada ou combinada. Desta forma, podemos destacar que existe uma grande probabilidade de termos um crescimento financeiro na oferta deste tipo de modalidade, principalmente devido aos seguintes aspectos: flexibilidade, conforto e segurança, autonomia e economia de tempo.

Vários fatores contribuem para a afirmação de que a criação de cursos na modalidade EAD seja considerada como potencial de crescimento de uma IES. Dentre as principais, podemos destacar o fato de que a metodologia dos cursos EAD enfatiza o trabalho colaborativo com atividades desenvolvidas no AVA, apoiados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e com supervisão dos professores e da equipe do curso proposto. As atividades podem ser realizadas a qualquer hora e a qualquer momento, oferecendo flexibilidade de horário ao aluno.

Diante dos AVAs, questionamos o quão preparados os professores estão para lidar com essa modalidade de ensino. Isso é dado pela forma diferenciada de produção de conhecimento que a EAD proporciona por meio das novas tecnologias e dos alunos estarem envolvidos em atividades na maior parte do curso em um ambiente virtual. A forma de ensinar e aprender sai do tradicionalismo encontrado nas salas de aulas dos cursos presenciais. Desta forma, acredita-se que seja necessário proporcionar meios para qualificar os professores a estarem preparados para lidar com os recursos tecnológicos e o modelo de ensino-aprendizado proporcionado pela EAD, assim sugerimos algumas iniciativas dentro deste contexto:

• Treinamento para utilização do AVA de modo a preparar o professor ao uso e orientação eficiente do mesmo com os alunos;

• Cursos e aperfeiçoamento: para se aprofundar e fazer o melhor uso dos recursos disponibilizados na educação à distância; que envolvam conteúdos voltados para a área de educação, de modo a tomar conhecimento de métodos pedagógicos de ensino-aprendizado e formas de avaliação, com o objetivo de preparar os professores a ensinar e avaliar os alunos de cursos de EAD com qualidade; na área de Informática com o intuito de qualificar os professores para fazer uso de forma eficaz das tecnologias disponíveis;

• Plano de carreira para valorização, motivação e qualidade de vida para o professor de EAD.

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