Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Música como ação pedagógica em sala de aula

por Leonardo Bottini dos Reis - Docente do Ensino Médio Senac

A história da música começa com a história do homem. Desde sua forma mais primitiva, quando instrumentos primários eram utilizados para imitar animais e atraí-los como estratégia de caça, a música faz-se presente nas interações sociais humanas. Sua função social vai desde as “work songs”, músicas cantadas durante o trabalho, passando pelos cantos em rituais religiosos, cantigas de batalha, desfiles marciais chegando a condição de uma manifestação artística que exerce grande influência na vida cotidiana atual.

A música como ferramenta pedagógica em sala de aula ocorre desde muito cedo e, nos primeiros anos da vida escolar, é possível identificar a utilização da música como forma de recreação para crianças em idade de berçário e como “música de comando” na pré-escola.

No ensino fundamental já é possível identificar formas de fixação de conteúdo com o uso de canções criadas para determinado assunto ou paródias que facilitam a memorização e o entendimentos de conteúdos de maneira mais natural e divertida.

Para os alunos do Ensino Médio, a música pode ter uma forte ligação com o estágio de formação da personalidade do aluno, revelando seus posicionamentos, seus ideais, suas revoltas, os grupos com que se identifica, firmando, assim, seu atual local dentro da sociedade.

É importante salientar que, no atual Ensino Médio, as expressões corporais, a valorização e respeito ao corpo como parte integrante da identidade do indivíduo, oportunizam, mais uma vez, que a música entre como ação pedagógica capaz de conectar a realidade do aluno com o desenvolvimento de habilidades e competências estabelecidas na BNCC.

Ao final de nossas reflexões é necessário apontar que as aulas COM música não são aulas DE música. Ter a liberdade de usar a música dentro de qualquer componente curricular não faz dessa prática um real ensino musical.

Assim como um professor de física pode utilizar em sua aula uma bola de basquete para uma demonstração sobre energia potencial elástica, sem que essa prática exija dele um conhecimento específico da modalidade, a música pode ser utilizada em sala de aula como ferramenta pedagógica sem que esse professor tenha um conhecimento específico na área.

Que a música siga acompanhando nossa vida e nossas práticas para sempre, trazendo-nos mais descontração, diversão e conexão em sala de aula.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.