Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A importância de saber falar em público

por Tatiane de Lima

Atualmente as habilidades de comunicação estão sendo um dos principais requisitos observados no momento da recolocação profissional. Ter um bom currículo já não é suficiente para destacar-se no mercado de trabalho, é necessário ter boa comunicação para ampliar a rede de contatos, ou seja, ter um bom marketing pessoal e boa comunicação pode ser um bom aliado. 

Para isso, observamos a importância de desenvolvermos habilidades verbais e não verbais afim de compor uma postura diferenciada nas nossas buscas profissionais. No caso da questão verbal, nota-se que é preciso falar com segurança, propriedade e clareza. A timidez pode ser um ponto que dificulta bastante a expressão das ideias. Outro fator relevante na expressão verbal é a ansiedade, levando o atrapalhamento e confusão no que quer ser dito. Observamos também, que para a questão não verbal, a posição das mãos e a forma como o indivíduo senta são características observadas no momento da entrevista. 

Nas situações de etapas em grupo os participantes que são convidados a exporem algo seu, em conjunto com outras pessoas, muitos acabam perdendo pontos por não saberem falar em público e são conduzidos por um pavor. Nesse momento, é fundamental técnicas de respiração e mentalização para superar esse medo. 

No geral, falar em público não é um dom e precisa ser desenvolvido, o importante é buscar aprender e, para isso, é fundamental o autoconhecimento e busca constante de práticas de desenvolvimento pessoal. 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018