Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

O mundo é digital, e agora?

por Charles Ângelo Boeira

O mundo é digital. Hoje esta parece ser uma informação um tanto quanto óbvia, mas o quanto estamos realmente preparados para esta nova/velha realidade? Nas últimas décadas não vivemos simplesmente uma “era de mudanças”, mas literalmente uma “mudança de eras”, saímos da era industrial e entramos na da informação, a mudança não foi sutil, mas foi gradual apesar de rápida, o que nos faz ter a impressão de que estamos adaptados aos novos paradigmas sociais, mas isso não é totalmente verdadeiro.

Com os recursos digitais tornando-se cada vez mais “onipresentes”, há uma nova linguagem humana presente em nossas relações sociais. Afinal, hoje usamos o banco pela internet, compramos via e-commerce (comércio eletrônico, lojas virtuais), na web nos mantemos conectados com amigos, familiares, e mesmo colegas profissionais. Parece que não tem para “onde fugir”: cada vez mais mergulhamos nesse mundo de ícones e emojis, os novos signos que nada “dizem”, mas muito comunicam.

E as profissões? O grande desafio parece nos prepararmos para atividades que ainda nem existem, mas se nem todas podemos prever, ao menos podemos nos basear no que já existe e identificar as tendências. O design gráfico por exemplo, será que existirá no presente ou no futuro, qualquer ofício que não utilize deste recurso? É possível, que somente com “papel e caneta” atinjamos o nosso cliente/consumidor?

Em um “mar” de estímulos, cores e imagens, “ganha” os mais criativos, com melhor senso estético, e certamente mais conectados com a realidade do “público-alvo”. Mesmo sobre a regência dos Big Datas, e os recursos automáticos do Remarketing e Retargeting, ainda cabe ao ser humano o fator inovação, ainda somos nós e não as máquinas, que definimos as melhores estratégias, os únicos capazes de buscar diferenciais, pois se dependermos unicamente do código, continuaremos todos “empatados”. Basta encontrarmos o ponto de equilíbrio entre nossa atuação e os recursos disponíveis, para assim otimizarmos o melhor resultado possível, encontrando nosso lugar ao “Sol” na praia da tecnologia digital.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018