Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Jovem Aprendiz do Senac Alegrete

por Elisabete Paulista de Freitas Luz - Docente do Senac Alegrete.

Os jovens aprendizes do Senac Alegrete têm a oportunidade de transformar as suas vidas, uma vez que, ao serem selecionados pelas empresas locais e encaminhados ao Programa Jovem Aprendiz, passam a frequentar aulas teóricas e realizarem práticas supervisionadas, segundo uma metodologia de ensino voltada ao dinamismo crescente do mercado de trabalho em nosso país.

Além disso, os jovens são estimulados a desenvolverem suas competências, a “chave” para obterem sucesso na vida profissional, cujo significado reside no conhecimento basilar das unidades curriculares. Essas habilidades serão identificadas e aprimoradas ao longo do curso, por meio das diversas atividades propostas. As atitudes também serão observadas e orientadas, sempre em consonância com as normas e regras exigidas pelo mercado, assim como os valores, que são o alicerce ético e moral na vida do indivíduo, a fim de que os aprendizes possam conscientizarem-se de suas ações, produzindo resultados positivos a serem transmitidos às gerações futuras. Por fim, são trabalhadas as emoções, nas quais o discente aprende a lidar com as suas emoções no ambiente organizacional a que pertence, elaborando estratégias para o enfrentamento das diversas situações cotidianas em que estiver inserido.

Desse modo, os aprendizes que estão finalizando a parte teórica colocaram em prática, por meio de trabalho em grupo, o Projeto Integrador, consolidando o que aprenderam nesse período. A docente observa, durante a execução dos trabalhos, a comunicação verbal e não verbal, de acordo com o perfil do cliente; o uso do merchandising na promoção de mercadoria; a educação financeira; a utilização das estratégias de marketing e de planejamento; a identificação dos stakeholders e as necessidades a serem atendidas, conforme as ações de venda; a pesquisa de mercado; as ações de pós-venda a partir das pesquisas realizadas; as realização de inventário físico e contábil; o trabalho em equipe; o raciocínio lógico-matemático, entre outros.

Podemos afirmar que os aprendizes certificados pelo Senac têm plenas condições de demostrarem, através de seu desempenho profissional, as marcas formativas da instituição, as quais são pautadas no trabalho em equipe, no exercício da ética, da responsabilidade social e da atitude empreendedora. 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018