Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

por Gerson Luís Turelly - O Profissional de Fotografia

Vocês sabiam que, pelos dados do IBGE e do INEP, muita gente vai precisar contratar um fotógrafo nos próximos anos aqui no Rio Grande do Sul? Anualmente, acontecem quase quarenta mil casamentos aqui no Rio Grande do Sul e são quase 500 mil pessoas que ingressam em alguma faculdade todos os anos. E há mais de 400 mil meninas que estão para completar 15 anos de idade em breve.

Nos próximos anos, muitas dessas pessoas estarão participando de cerimônias e realizando comemorações que marcarão uma etapa muito importante em suas vidas. E quem é que não quer ter lembranças especiais desses momentos lindos e mágicos? É aí que entra o fotógrafo de eventos, o profissional responsável por eternizar esses momentos através da arte fotográfica.

Há todo um mercado na área da fotografia de eventos sociais que se renova a cada ano e que apresenta grandes oportunidades para quem deseja estabelecer-se nesse mercado. Porém, o perfil do público consumidor que forma esse mercado mudou bastante nos últimos tempos. Muitos clientes querem que seus fotógrafos apresentem imagens que vão muito além de bonitos registros. Eles querem que aqueles momentos lindos e mágicos realmente pareçam assim nas fotografias.

E, para atingir este resultado ganhar seu espaço num disputado mercado, o fotógrafo precisa reunir uma série de quesitos que são, entre outros:

  • Domínio técnico sobre os equipamentos e acessórios fotográficos: desde a operação básica da câmera, passando pelo entendimento da captura da luz e da influência das lentes na criatividade, até o conhecimento de acessórios que criam efeitos fantásticos na iluminação da cena.
  • Conhecimentos avançados sobre o uso de softwares para tratamento e edição de imagens: um fluxo completo de trabalho, desde o momento de descarregar as fotos até a sua entrega final, na forma de um sofisticado álbum fotográfico impresso, passando pelo tratamento das fotos e realização de fotomontagens através do Lightroom e do Photoshop.
  • Desenvolvimento constante da sensibilidade do olhar: entendimento da história da fotografia, sua relação com outras artes e sua influência na sociedade e o conhecimento do trabalho de autores que foram seus expoentes. Conhecimento dos princípios básicos da composição e linguagem fotográfica e desenvolvimento da percepção da luz da cena e do momento do clic.

Tudo isso, e muito mais, deve estar presente na formação de quem deseja atuar profissionalmente na fotografia.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018