Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A importância de falar um segundo idioma

por Paulo Cesar Madeira - docente do Senac Bento Gonçalves

Com a disseminação da informação, em uma época em que o esclarecimento sobre diversos assuntos está a um toque de um aparelho celular, temos sido bombardeados com teorias e resultados de pesquisas que nos mostram o quanto uma segunda língua deixou de ser apenas um diferencial para exercer um papel primordial em nossas vidas.

De acordo com a Revista Forbes, o inglês passou de um idioma falado por uma elite a um requisito básico para uma pessoa informada. O mercado de trabalho e suas demandas, alinhadas à globalização, nos provam que a procura por um curso de idiomas está cada vez mais iminente entre os adolescentes e adultos. Para citarmos um exemplo, certa vez estava atuando como consultor em uma empresa do Polo Industrial de Manaus (AM) e eu tinha como tarefa avaliar o nível de inglês dos candidatos a uma vaga de comprador internacional. Dos dois finalistas, um teria excelente qualificação, porém pecava no inglês. Já o último, com qualificação inferior, era fluente em língua inglesa. Foi decidido, então, que o candidato que possuía melhor desempenho no idioma ficaria com a vaga.

Alguns trabalhadores ao se darem conta da importância do segundo idioma, procuram por escolas de inglês ou espanhol para atenderem suas necessidades. Porém, no aprendizado de uma segunda língua, a idade é um fator que pesa no momento da prática e da habilidade da fala, pois os aspectos cognitivos, motivacionais e estruturais são vistos de uma maneira diferente por um adolescente e um adulto, causando às vezes um certo desconforto e sensação de impotência perante um idioma que se tem como necessário o aprendizado.

O aluno deve, a certo ponto, descobrir qual seu potencial para o idioma desejado e qual é sua motivação para aprendê-lo, tornando o aprendizado algo prazeroso e com resultados. Algo que faz um adulto não aprender um novo idioma é o fato do mesmo nem sequer tentar. Primeiramente, dê uma chance a você mesmo e à sua capacidade. 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018