Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Docência: um (re)fazer constante

por Cláudia Giovana Ferreira da Silva e Cláudia Guimarães Scherer - Docentes do Senac Ijuí

Pode parecer fácil iniciar mais um ano letivo, quando já se faz isso há muito tempo. De fato, a prática docente é algo que se faz presente em nosso cotidiano, afinal integramos a equipe Senac há mais de seis anos. Isso é o que nos permite expor sentimentos, pois assumimos um lugar, ou seja, vivemos nesse cotidiano o desejo de preparar e instigar no outro a busca pelo conhecimento.

Eis ai o grande desafio, pois é preciso entender a diversidade oriunda das diferentes culturas, identidades que se criam e recriam em meio ao novo, mas também em meio ao velho e que por isso se encontram em constante conflito. Nos perguntamos então, sobre como ser possível trabalhar de maneira a entender e atender todas as perspectivas, a todos os anseios. Compreendemos que é vital fluir antes de mais nada neste universo díspar de compreensões e entendimentos a capacidade de flexibilidade, de interação e adaptabilidade.
Podemos destacar a partir disso que nosso desafio diário de estar em sala de aula, vai muito além da questão pedagógica. Assim, acreditamos que o conhecimento também acontece por meio da troca afetiva com o aluno, ou seja, com a construção de relações e empatia. Isso porque tentamos ultrapassar a barreira do puramente repasse e/ou utilização de estratégias de ensino aprendizagem para reter e manter alunos em sala de aula, hoje mais do que nunca, nossa relação requer e supõe o diálogo.

Enfatizamos que o fato de termos empatia e afeto com os alunos, não significa a falta de clareza da compreensão do nosso lugar de professoras, detentoras de um conhecimento acadêmico específico, bem como de que assumimos a responsabilidade de formar e educar para o mercado de trabalho e consequentemente para a vida. Cabe ressaltar que alinhamos a isso uma premissa do Senac, e acima de tudo um querer nosso, que é estabelecer e manter vínculos, pois percebemos o aluno como um sujeito único e particular, que pensa a partir de suas crenças e costumes, e que junto a nós se constrói e reconstrói para se tornar ativo na sociedade tendo como base o conhecimento adquirido. 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018