Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Empreendedor do Futuro

por Ana Paula Satler - Líder de Vendas Senac Três Passos

A evolução do ser humano só se concretiza no último minuto de vida, antes do suspiro final. Neste momento, ele atinge o auge da sabedoria, porém não há como desfrutar de mais nada, e isso é lamentável, pois a sociedade aprendeu a medir o homem pelos bens que possui e não pelo bem que produz, o que faz dele um eterno sonhador de coisas materiais.

É nesse contexto que o grande desafio será a sustentabilidade, onde empresas devem pensar no meio em que produzem e o que gastam da natureza sem perceber ou ao menos retornar a ela o que tirou, por isso que o planeta necessita de empreendedores sustentáveis, integrado ao ritmo da natureza, capaz de comprometer a sobrevivência das próximas gerações.

A preocupação com o futuro é praticamente nula em nossa sociedade. Marketing de investimentos sustentáveis não mostram resultados ecológicos, o imediatismo tomou conta do ser humano e transformou-o em uma fábrica materialista. Em alta velocidade, a sociedade de consumo vai se direcionando apenas para o “bem” da economia mundial. Por esse motivo, preocupa-se com a vida no planeta, porque serão necessários muitos planetas com todos os recursos naturais da Terra para saciar o apetite insaciável do consumo até o fim do novo século.

Ao colocar em prática o espírito empreendedor, como contribuir para melhorar o ambiente ao seu redor e o que você gostaria de deixar como exemplo para as gerações futuras, se seu negócio estiver alinhado com a maneira como você pensa, que age e de ver o futuro, não há como dar errado.

Para quê tanta preocupação? Para que os netos dos nossos netos possam desfrutar do gostinho de beber água na palma da mão na primeira vertente que tende a ser disputada no mesmo futuro que a sociedade contemporânea faz questão de ignorar!

A solução para todos os problemas da humanidade está dentro de nós e o que precisamos está disponível hoje, no presente. Tudo o que o homem precisa está na terra, no ar e na água, portanto, tratar essa combinação de elementos vitais com respeito é o mínimo a ser feito.

Contudo, o empreendedor do futuro não pensa apenas economicamente. Em qualquer lugar do planeta, a sustentabilidade dos negócios está diretamente relacionada ao sentido de realização e à utilização consciente dos recursos naturais disponíveis. Do restante, o foco, esforço individual e a natureza se encarregam.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018