Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

O uso da matemática financeira no dia a dia

por Roberto Scherer Soares - Docente do Senac Três Passos

Não há dúvidas quanto ao uso e a utilidade da matemática financeira nos dias atuais, no cotidiano das pessoas e instituições. Por vivermos num mundo capitalista e que sofre as consequências de um planeta globalizado, onde podemos estar diante de negócios tanto virtuais como presenciais, se faz necessário utilizarmos desses recursos matemáticos.

Pelas dificuldades financeiras, os empréstimos bancários e a necessidade de projetar um orçamento que sirva dentro da capacidade das pessoas em poder pagar, necessita-se de conhecimentos matemáticos para que se consiga chegar num patamar que agrade as instituições de crédito e o financiado. Existem muitas promessas de créditos facilitados sem cobranças excessivas ou abusivas. Isso é comprovado?

Um dos modos a descobrir toda essa benevolência facilitadora de crédito, é colocar tudo no papel e comprovar cientificamente através da matemática se ela realmente existe.

O uso da HP12C mesmo para leigos em matemática financeira é uma boa saída para conseguirmos chegar a resultados satisfatórios para saber se o que se está recebendo e o que se está realmente pagando está dentro das promessas feitas anteriormente e, se teremos condições de arcar com o seu pagamento e condições de quitá-los.

De fácil manuseio e rápido aprendizado é indicada há mais de três décadas para o uso institucional e educacional. Então porque não usá-la no ambiente doméstico? Basta usar a matemática e vais encontrar a solução apara muitas coisas nessa vida.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018