Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Porque escolher um curso técnico ao invés de uma graduação?

por Humberto Adolfo Messer - Docente do Senac Três Passos

A exemplo dos demais seguimentos de mercado, na educação também tiveram significativas alterações essenciais, principalmente em função do crescente e espantoso avanço tecnológico. Isso fez com que as instituições procurassem se aperfeiçoar e se adaptar ao novo “modus operandi”.

Em um espaço de tempo não tão distante, os cursos de graduação eram, na sua maioria, de forma presencial. De certa forma, ter essa opção como única engessava o processo e fazia com que as pessoas tivessem que dispor de muito tempo para tal, de forma até a causar desistência por parte de alunos nos estudos.

Também e, não obstante, é natural e inerente ao ser humano chegar no momento de ter que optar por um dos cursos de graduação, ficar em dúvidas ao ponto de se indagar: O que eu quero? Será que é com isso que me adaptarei? Será que faz meu gênero? Vou iniciar uma graduação e ficar tantos anos “amarrado”? E assim por diante.

A graduação não deixa dúvida, é sempre algo complexo e completo, mas os cursos técnicos, por serem mais curtos, com opções que vão diretamente ao encontro do que o mercado exige - como qualificação de novos profissionais de forma mais rápida - surgiram como uma nova e diferente opção. Já durante o curso, começam a se abrir as portas do mercado de trabalho.

Tanto é que o Governo Federal, através da Lei Federal 9.394/96 (LDB), instituiu e implementou, de forma radical, a normatização e regulamentação dos cursos técnicos, exatamente por também entender como absolutamente válidos e necessários essas formações, haja vista a conjuntura atual com expectativas, especialmente, no mercado de trabalho.

Todos são cursos excelentes, tendo como diferença que, no presencial, existe a figura do professor na contextualização dos conteúdos enquanto que no EAD, o próprio aluno tem que fazer essa parte. Um curso a distância também permite que os alunos interajam entre si em todos os assuntos, trocando ideias, experiências e conhecimentos entre as mais distantes regiões do País ou talvez e até do Mundo. Enfim, utilizando-se da tecnologia para melhorar e ampliar seu grau de instrução de forma ilimitada.

A qualidade e validade de qualquer curso quem faz é o aluno, desde que a instituição tenha e contemple a tecnologia e os dispositivos próprios, adequados e competentes para cada caso.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018