Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Dicas para proteger os cabelos no verão

por Samuel Melo - Professor do Senac Taquara

Durante o verão, os cabelos sofrem ainda mais com agressões vindas da radiação solar, da água do mar, da areia e do cloro da piscina. Com toda exposição a esses fatores, ter cuidados é essencial para manter a saúde dos fios na época mais quente do ano. Para quem quer aproveitar as altas temperaturas, mas sem deixar de lado a saúde dos cabelos, o docente do curso de Cabeleireiro do Senac Taquara, Samuel Melo, preparou algumas dicas para enfrentar esses desafios. Confira:

Sol

Para proteger os cabelos dos raios ultravioletas, utilize produtos com proteção solar, bonés, chapéus ou lenços. Existem vários produtos no mercado com proteção solar para os fios, tais como leave in, sérum, creme para pentear, entre outros.

Mar e piscina

A água do mar e da piscina intensificam ainda mais os danos que o verão pode causar. O contato intensifica a perda de água benéfica para os fios, que é a responsável pela sua elasticidade. Além disso, há também a quebra das proteínas encarregadas por selar internamente os cabelos, deixando-os porosos, quebradiços e com pontas duplas. Sendo assim, ao sair do mar ou da piscina, procure lavar os cabelos com água potável para retirar o excesso de cloro ou da água salgada. Aposte em uma água termal para hidratar suavemente os fios. Procure produtos altamente nutritivos e de reparação intensiva, que irão selar as cutículas e prevenir futuros danos.

Lavar

Se for lavar o cabelo todos os dias, procure produtos sem agentes nocivos ou muito alcalinos. O PH (Potencial de Hidrogênio) do nosso cabelo fica entre 4,5 e 5,5, então procure utilizar shampoos, condicionadores e máscaras de hidratação que contenham essa numeração e informação nos rótulos dos produtos. Na lavagem dos fios, use sempre água fria ou morna, pois a quente pode descamar o couro cabeludo, sensibilizar e aumentar a oleosidade. Não esfregue a região com as unhas, pois pode provocar feridas e até estimular o aparecimento da caspa. Para cabelos oleosos, aplicar os tratamentos sempre respeitando uma distância de um palmo longe da raiz. Lavar os cabelos com água fria ou morna também vai auxiliar para regular essa oleosidade, além de usar produtos específicos para cabelos oleosos.

Hidratar

Nessa estação é importante hidratar o cabelo frequentemente para devolver seu brilho e maciez. Para essa época do ano, independentemente do tipo de cabelo, hidratações são necessárias, principalmente em cabelos crespos e ondulados, onde a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo não consegue chegar até as pontas dos fios devido a curvatura do cabelo.

Secar

Evitar utilizar secador para não ressecar os fios. Caso precise muito secar os cabelos com o secador, é imprescindível o uso de um bom protetor térmico. Ele é aplicado com os cabelos úmidos e logo em seguida já pode começar a secar, distribuindo bem o vento para não ficar o calor somente em um lugar.

Elásticos

Ao escolher elásticos para prender os cabelos, evite modelos muito fininhos e pequenos, principalmente os que são feitos de plástico ou borracha. Esses materiais oferecem resistência ao serem retirados, estimulando a quebra dos fios. Uma boa opção é apostar nos elásticos revestidos com pano. Deixe para prender os fios apenas quando eles estiverem já secos. Prender o cabelo molhado vai deixa-lo marcado e fragiliza a raiz dos fios, podendo resultar em quedas e causar, a longo prazo, descamações do couro cabeludo devido à proliferação de fungos.

Assim como nas outras épocas do ano, é sempre recomendado o acompanhamento de um profissional especializado. Apesar de existirem técnicas caseiras para lidar com os fatores do verão, a busca por um especialista pode evitar preocupações com os fios. Seguindo essas dicas e cuidados, você pode aproveitar o verão e ainda manter seu cabelo bonito e saudável.

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.