Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Dê um LEVEL UP na carreira

por Vanessa de Paula Sales

Você já jogou vídeo game? RPG? Jogo de tabuleiro?

Em cada modelo de jogo nós precisamos ou desenvolvemos habilidades para que nossos personagens fiquem em níveis mais avançados e possam superar com mais facilidade o próximo grande desafio, não é?

Na vida pessoal e profissional é a mesma coisa!

A cada passo que damos rumo a mais conhecimento sobre si mesmo (a), desenvolvemos nossas habilidades comportamentais e avançamos cada vez mais.

São as soft skills ou “habilidades suaves”.

As hard skills são habilidades relacionadas ao conhecimento técnico encontrado em um(a) profissional. Por exemplo, um advogado precisa ter conhecimento sobre as leis regidas no Brasil e suas características; já um profissional da tecnologia da informação, dependendo do local que irá atuar, precisa ter conhecimentos sobre banco de dados, business inteligence, entre outros.

Essas habilidades são muito importantes para o mercado de trabalho, pois é por meio dela que podemos garantir que a empresa está em boas mãos e que os processos acontecerão da forma que devem acontecer.

Porém não somente de habilidades técnicas vive o ser humano! E é aí que entram as soft skills!

Segundo a pesquisa global Capgemini Digital Transformations Institute, de 2017, 60% das empresas estão em uma crise de soft skills entre seus funcionários. 

Elas são as habilidades comportamentais desse (a) profissional e é através delas que percebemos se aquele profissional supercompetente na sua área é um bom colaborador, pois o relacionamento interpessoal, a capacidade de resolver problemas e negociação são imprescindíveis. E essas são as soft skills!

A pesquisa Capgemini (2017), ainda revelou que de 1250 executivos entrevistados, 65% buscam melhoria no foco no cliente, 64% buscam mais cooperação entre a equipe e na rotina de trabalho e 64% buscam profissionais que tenham paixão por aprender, saindo da zona de conforto e indo em busca de novos conhecimentos.

 

Confira a seguir 5 das soft skills mais pedidas no mercado de trabalho:

- Comunicação eficaz

Se todos soubessem se comunicar de maneira eficaz muitas guerras não existiriam. O momento de se expressar deve ser claro, objetivo, garantindo que quem recebeu a informação realmente tenha compreendido. Isso se dá na comunicação oral e escrita.

- Colaboração

Essa habilidade traz o trabalho em conjunto onde as pessoas se unem para o mesmo objetivo em comum dentro do ambiente empresarial.

 

- Relacionamento interpessoal

Lidamos o tempo todo com pessoas e é necessário aprendermos a nos relacionar bem com elas, pois uma área precisa conversar com a outra dentro da empresa. É aqui que colocamos a comunicação eficaz e a colaboração para trabalharem juntas.

 

- Equilíbrio emocional

Ninguém é de ferro, eu sei, mas é aqui que trabalhamos os nossos sentimentos e não deixamos que situações irrelevantes nos atrapalhe no cotidiano.

Acordou e chutou a quina da cama com o dedinho? Dói, mas não estrague seu dia por isso.

Ah! Também é importante saber se expressar. Se alguma situação te deixou desconfortável, entenda o que houve e converse com essa pessoa para resolverem. Às vezes foi um mal-entendido e não existe a necessidade de ficar remoendo e atrapalhando o seu rendimento dentro do trabalho.

 

- Pensamento criativo

Para algumas pessoas pensar de forma criativa é mais fácil, já para outras é um exercício constante. Pensar fora da caixa permite que tenhamos uma visão de mundo diferente e cada vez mais ampla e, muitas vezes, as soluções dos problemas são encontradas assim, pensando além do que é “comum”.

 

Como desenvolver soft skills?

Agora é com você!

Para desenvolver as soft skills é preciso conhecer a si mesmo(a) e reconhecer quais são suas potencialidades e melhorias. Você também pode aproveitar suas lideranças e pedir feedbacks. Que gestor não vai querer ajudar seu colaborador a ser um profissional cada vez melhor?

E aí, preparado(a) para dar um level up no jogo da vida e ser um(a) profissional ainda melhor?

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.