Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Gentileza: minha palavra favorita do dicionário!

por Paula Antoniazzi dos Santos - Professor Ensino Médio

Meu nome é Paula e sou professora de Arte da Escola de Ensino Médio do Senac Caxias do Sul. Gosto muito de me identificar assim pois tenho muito amor pela minha profissão.  Desde muito nova, escutei para ser gentil com as pessoas. Durante muito tempo, acredito que, durante boa parte de minha vida, consegui seguir esse ensinamento e sigo meu caminho com esse objetivo. Com certeza, gentileza é minha palavra favorita. Mas afinal de contas, o que é ser gentil? O que é gentileza? 

No site significados.com.br, a palavra gentileza é descrita como “qualidade do que gentil, do que é amável”. Mas a minha forma de explicar o significado é através da arte. Você conhece o “Profeta Gentileza” ou a frase “Gentileza gera Gentileza”? 

Profeta Gentileza é o nome dado ao José Datrino, que realizou diversas colagens em um viaduto na cidade do Rio de Janeiro com escritas que destacavam a paisagem cinzenta da cidade.  Em 1961, houve um grande incêndio no circo Gran Circus Norte-Americano de Niterói e teve como consequência a morte de centenas de pessoas, sendo a maioria crianças. Esse fato que chocou muitas pessoas impactou o José Datrino, que relatou, dias depois do incêndio, que sua missão seria prestar serviços às pessoas vítimas da tragédia.  

Datrino tinha barba comprida, usava vestimenta branca e sempre carregava placas com mensagens pintadas à mão, com o intuito de consolar os familiares das vítimas e sobreviventes do incêndio. Recebeu, neste contexto, o apelido de “Profeta Gentileza”. 

Em 1980, colou e pintou em mais de 50 pilares do Rio de Janeiro, escritas, poesias, textos e mensagens, pintadas em preto, branco, azul e amarelo. Essas escritas chamavam a atenção de quem passava pela avenida. Havia quem não compreendia suas escritas, mas havia também quem agradecia pela sua existência. A frase mais famosa escrita em um dos muros é “Gentileza gera Gentileza”. Independentemente de crenças, as ações do Profeta Gentileza nos fazem refletir muito sobre nossas ações e como podemos entender o significado na prática do que é ser gentil. 

Deixo aqui uma imagem muito famosa das escritas do Profeto Gentileza. Espalhe por aí um pouco de gentileza. Afinal de contas, gentileza gera gentileza. 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade para melhorar sua experiência em nossos sites e personalizar a entrega de conteúdo do seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.