Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Novembro Azul

por Mônica Deraldi -

O Novembro Azul surgiu em 2008, no Brasil, por meio do Instituto Lado a Lado pela vida, com o objetivo de conscientizar os homens sobre o câncer de próstata, tentando quebra o “tabu” que existe sobre esse tema que se torna tão delicado pra ser falado com os homens.

Apesar dos esforços e avanços da medicina ainda existe o preconceito, a falta de informação e orientações sobre os exames que podem ser realizados, como também os principais fatores que podem levar o homem a ter câncer de próstata, tais como: obesidade, sedentarismo, hereditariedade, alimentos ricos em gorduras, etnia, entre outros. Estudos sobre o câncer de próstata demonstram que a maioria são diagnosticados após os 65 anos, apesar da Organização Mundial de Saúde (OMS) preconizar a idade ideal a partir dos 50 anos, mas se tiver casos na família, iniciar aos 40 anos. Mas a maioria dos homens nem querem conversar sobre este assunto tão importante para manter a sua saúde, sendo que muitas vezes por falta de informação /conhecimentos, achando que só existe o exame de “toque”, sendo constrangedor realiza-lo.

Em 1994, foi criado o exame de PSA (coleta de sangue), para detectar a possível presença do câncer de próstata. O objetivo do exame é encontrar formas agressivas de câncer com antecedência suficiente para reduzir o risco de morte. Se observado alterações dos níveis do PSA no sangue o médico especialista (urologista) pode vir a solicitar ou realizar o toque retal como também a biopsia. Alguns sintomas podem aparecer, como: urinar com mais frequência que o normal, apresentar sangue ou sêmen durante o ato de urinar, fluxo urinário fraco ou interrompido, entre outros sintomas.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), no binário 2018-2020, existe a estimativa de 65.840 novos casos e cerca de 15 mil mortes por câncer de próstata no país. A falta de conhecimento, orientações e o avanço da perspectiva de vida faz com que os casos aumentem a cada ano. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor vai ser a resposta ao tratamento.

Homens: previnam-se, cuidem-se, amem-se, façam seus exames todos os anos, procurem um profissional da saúde para esclarecer suas dúvidas. A prevenção e ainda é o melhor remédio.

Câncer de próstata precisamos TOCAR nesse assunto!

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018