Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Aprender Inglês na pré-adolescência

por Mariana Severo Alvarez - Coordenadora de Idiomas do Senac Santana do Livramento

Muito se fala sobre a idade ideal para aprender inglês. Seria na infância, na adolescência ou depois de adulto? A verdade é que cada pessoa absorve o conhecimento e se desenvolve à sua própria maneira. Porém, existem vantagens de estudar inglês na pré-adolescência. Existem dois aspectos linguísticos importantes que devem ser analisados e que são afetados pela idade.

O primeiro é a taxa de retenção, que é a habilidade que cada pessoa tem de receber uma informação, processar e guardá-la.

A segunda é a taxa de absorção e diferentemente da taxa de retenção, essa diz respeito à informação que você aceita absorver. Você entende, aceita e usa. Mas para guardar a informação, depende da taxa de retenção.

Taxa alta de absorção de conhecimento

Os adolescentes e pré-adolescentes, com idade entre 11 a 16 anos, têm a taxa de absorção muito elevada. Alunos dessa faixa etária aceitam as informações com menos dificuldades.

Apesar disso, a taxa de retenção é baixa, o que faz com que eles guardem apenas aquilo que é de interesse deles.

E na fase adulta?

Nunca é tarde demais para aprender um novo idioma. O que muda de quando se é pré-adolescente para quando se é adulto, é como se dá o processo de aquisição da fluência.

Com o avanço da idade, a taxa de absorção começa a cair. Em compensação, a de retenção aumenta. O que não significa que isso seja bom ou ruim, é apenas diferente.

Entenda como funciona:

Um adulto tem por costume questionar cada palavra de uma frase e se torna mais cético. Por isso, é mais difícil que um aluno adulto entenda expressões idiomáticas, por exemplo.

Porém, ele guarda uma maior quantidade de informações, mesmo que aquilo não seja de seu interesse, mas sabe que é importante. Um adulto pode trabalhar seu aprendizado para que ele potencialize a taxa baixa de absorção.

Vimos que não existe idade certa para iniciar os estudos de um novo idioma. O importante é começar quando há motivação e foco. Mas, para quem deseja estudar inglês na pré-adolescência, há benefícios de adquirir a fluência nesta faixa etária, de 11 a 16 anos.

Por aceitar as informações com mais facilidade e menos questionamentos, o adolescente absorve o conteúdo rapidamente – quando ele é planejado e aplicado de maneira que desperte o seu interesse.

Conheça a metodologia de ensino Senac Idiomas!

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018