Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Especialização em Instrumentação Cirúrgica: a Profissão do Futuro

por Julia Torres Cavalheiro - Coordenadora da Saúde do Senac Santana do Livramento

Quem está se preparando para o mercado de trabalho fica sempre imaginando quais serão as profissões do futuro. Afinal, ter esse tipo de informação antes de começar um curso pode influenciar a escolha da carreira. Para tanto é imprescindível pesquisar quais as oportunidades ofertadas pelo mercado de trabalho atualmente e estar em constante aperfeiçoamento.

As profissões relacionadas à área da Saúde, como o Técnico em Enfermagem, apresentam uma vasta possibilidade de aperfeiçoamento em vista das diversas áreas que este profissional pode atuar. Contudo é preciso observar quais os cursos que estão em ascensão na área da Saúde e têm mais demanda de profissionais.

O campo de atuação para o Técnico em Instrumentação Cirúrgica, por exemplo, está em expansão e segue os passos do aumento do número de hospitais e de clínicas médicas espalhados pelo Brasil. Em todos esses estabelecimentos, realizam-se cirurgias de pequena, média e grande complexidade e, por essa razão, há grande demanda por esses profissionais.

O Técnico em Instrumentação Cirúrgica é um curso que tem como objetivo formar profissionais para atuar auxiliando a equipe médica durante a cirurgia, realizando procedimentos relativos à instrumentação cirúrgica e atividades relacionadas ao cuidar no complexo cirúrgico que compreende a Sala de Cirurgia, Sala de Anestesia e Central de Material e Esterilização, manuseando materiais específicos, instrumentais, processo de limpeza e de esterilização.
Dessa forma, é de responsabilidade do Instrumentador Cirúrgico controlar e fornecer instrumentos à equipe médica e enfermeiros durante o procedimento. Além disso, é encarregado de preparar o ambiente operatório, montar e desmontar os equipamentos, realizar a assepsia dos materiais e desempenhar atividades de auxílio.

Nós do Senac Santana do Livramento podemos ajudar você a garantir essa profissão tão almejada na Saúde. O curso de Especialização em Instrumentação Cirúrgica tem duração média de um ano e é constituído de conteúdos teóricos e práticos. Além disso, o curso apresenta carga horária voltada à estágio profissional supervisionado, o qual proporcionará ao profissional treinamento e experiência na área de atuação.

Venha mudar de vida! Garanta a sua profissão do futuro.

Julia Torres Cavalheiro - Coordenadora da Saúde do Senac Santana do Livramento

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Nós apoiamos o Pacto Global
Melhores em Gestão 2018