Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A importância do educador na aprendizagem profissional

por Camila Martins de Lima - Docente

Quando apontamos a discussão para a educação de jovens e adolescentes, torna-se indispensável que as práticas educativas adotadas para esse público sejam de um sentido amplo e interdisciplinar, trazendo o educador como uma figura esclarecedora que permite a cada encontro, múltiplos conhecimentos, teorias, valores, exercícios práticos e exemplificações. O educador, desde que preparado, tem a capacidade de despertar o melhor de cada aluno, causando um impacto positivo em seus aprendizes e, consequentemente, acaba por encontrar a maneira mais eficaz de entregar jovens competentes e brilhantes para as empresas contratantes.

Capacitar alguém para o seu primeiro emprego não se trata somente de ensiná-lo a preencher uma ficha de atendimento ou auxiliá-lo a atender um telefone cordialmente. Situações como essas serão aprendidas, mais cedo ou mais tarde, na prática e na observação do cotidiano. De fato, o nosso maior desafio, como gestores da sala de aula, encontra-se em entregar adolescentes éticos e com uma postura profissional adequada às empresas, o que torna o trabalho mais complexo, amplo e desafiador, visto que trabalhamos com diferentes educações, culturas e posturas que previamente são impostas ou conduzidas por cada jovem. Isso salienta ainda mais a importância de um educador capacitado e capaz de enfrentar desafios em uma sala de aula com inúmeras diversidades.

Capacitar alguém para os novos desafios que a vida profissional impõe requer a transmissão de valores éticos e morais, explicitando a importância das relações humanas dentro das empresas contratantes. Por muitas vezes, cabe ao educador transformar o seu aluno em cidadão para que, assim, possa entregar jovens melhores para as empresas e, consequentemente, pessoas mais conscientes à nossa sociedade.

Para alinhar o profissional com essas expectativas, algumas ferramentas tornam-se verdadeiras aulas para a vida e costumam resultar em uma mudança de comportamento positiva. Debates acerca das minorias, seminários sobre conceitos políticos, pesquisas sobre a realidade dos trabalhadores atuais, questionários sobre o meio ambiente e o cuidado com o todo tornam-se atividades que criam desequilíbrios em relação às noções prévias que os alunos trazem à sala de aula.

Dessa forma, há uma contribuição enorme em relação ao repertório do conhecimento do aprendiz, bem como o aperfeiçoamento do jovem como um profissional capacitado, educado para uma visão democrática cidadã, preocupado com a sua postura profissional e o seu futuro.

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