Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Gestão financeira para empresas

por Taíse Klippel Paim - Docente

Para ser empreendedor, é fundamental dominar as finanças do negócio. Controlar as entradas e saídas de caixa, fazer projeções financeiras, planejar estratégias de crescimento, identificar se a empresa está gerando lucro ou prejuízo. Parece um bicho de sete cabeças, mas não é! Entender a gestão financeira da empresa é muito importante para saber se você está realmente ganhando dinheiro ou não.

Administrar as finanças é um desafio quando o empreendedor não domina certos conceitos, como faturamento, lucro, capital de giro, ponto de equilíbrio, porém esses temas sempre farão parte da sua empresa, independentemente da etapa do negócio. Portanto, fique de olho na saúde das finanças! Se ainda não está bem familiarizado com os termos e conceitos, aí vão algumas dicas:

_ Nunca misture suas finanças pessoais com as finanças do negócio

_ Saiba qual a diferença entre faturamento, lucro, despesas, custos e investimentos

_ Muitas vezes, é necessário assumir riscos para chegar ao sucesso, mas é preciso fazer isso com consciência, analisando todos os cenários possíveis

No caso de dívidas, verifique se o negócio está dando lucro e qual a sua capacidade para pagar as despesas. Se a empresa estiver no vermelho, estabeleça prioridades, considerando o custo de cada dívida e o risco do não pagamento. Lembre-se que a gestão financeira saudável garante a sobrevivência do negócio!

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato
Top of mind 2018
Top de marketing ADVB 2018
Great Place to Work 2018
Top Ser Humano 2018
Melhores em Gestão 2018